Pular para o conteúdo principal

MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL


Por Nath Santos e Júlia Kaprowski

Como você já deve saber, o dia da consciência negra é de grande importância para combater uma longa história de sofrimento, não sendo assim um dia de celebração, mas sim de conscientização. Seu surgimento se deu por muita luta, algo que se estende até os dias atuais.

 O surgimento da do dia da consciência negra teve início no ano de 1970, por um grupo de quilombolas de Porto Alegre - RS, portanto acabou sendo escolhido o dia 20 de novembro para homenagear o  Zumbi dos Palmares (último dos quilombolas), fortalecendo as referências históricas e culturais para a longa trajetória negra no Brasil. Foi nomeado, dia
Nacional da Consciência Negra, homenageando toda a luta contra o racismo, religião, elementos das culturas afro-brasileiras, a inclusão do negro na sociedade, e contra a desigualdade social no território nacional brasileiro.

 A data está referida ao dia da morte de um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, o Zumbi dos Palmares. Após lutar para defender o quilombo de colonizadores, no ano de 1695, com seus 40 anos, Zumbi foi assassinado, decapitado e exposto em praça pública, pelo capitão Furtado de Mendonça.

 Em 9 de Janeiro de 2003, durante o governo Lula, a lei que incluía “ História e Cultura Afro-Brasileira” nas escolas, ficando assim estabelecido que seria “comemorado” a consciência negra. Mas o dia só foi oficializado no governo de Dilma Rousseff, em 10 de novembro de 2011.

       “Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da consciência Negra”

Porém, o dia 20 de novembro é feriado estadual apenas no Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Sul.

       “Enquanto imperar a filosofia de que há uma raça inferior e outra superior, o mundo estará permanentemente em guerra” -frase de Haile Selassie, que inspirou a música “War” de Bob Marley.

Infelizmente no mundo, algumas pessoas se acham superiores à outras, o que fortalece o preconceito na sociedade. Coloque-se no lugar do outro. Contribua para um mundo melhor, uma convivência melhor entre os seres humanos. Ninguém nasce racista, não basta não ser racista, você deve ser anti-racista. Não fique quieto, use sua voz para calar o preconceito.
https://images.app.goo.gl/4fptvp6Sf7Uy9nCE9


REFERÊNCIAS





Comentários