Pular para o conteúdo principal

Subdesenvolvimento

Por Diogo

A definição da palavra subdesenvolvimento, significa a condição de um país, de uma região ou de uma economia, onde seus índices de desenvolvimento são baixos. Atualmente no mundo, existem muitos países considerados subdesenvolvidos e isso infelizmente é uma coisa grave na sociedade, mas isso não é de hoje, antes de serem chamados de países subdesenvolvidos eram chamados de países de Terceiro Mundo, e após a Segunda Guerra Mundial que esse termo foi adotado para se referir a esses países.

Na vida tudo há um porquê, ou seja, uma explicação, e o subdesenvolvimento não foge dessa lógica. Para explicar o porque, temos que voltar um pouco na história, onde estavam acontecendo a colonização.

A colonização é um processo onde determinado grupo ocupa um "novo lugar". Esse processo pode ter dois objetivos, um de povoamento como foi no caso do Estados Unidos, ou de exploração de recursos naturais e humanos como foi no caso da maioria das nações. Podemos citar onde se encontra a maioria dos países subdesenvolvidos, eles se encontram na América Latina, na África e parte Ásia.




Nessa imagem, pode-se ver com maior clareza, a divisão dos países que são subdesenvolvidos e os que não são. Um elemento importante de se falar é que a maioria dos subdesenvolvidos estão localizados no hemisfério sul e os supostamente desenvolvidos se encontram no norte.

Os países que não são subdesenvolvidos, são emergentes ou desenvolvidos.

Um país emergente não passa de um país subdesenvolvido que apresenta uma considerável evolução, mas não deixa de ser subdesenvolvido, e um país desenvolvido, é um país que mostra grandes índices de desenvolvimento econômico..

As consequências de um país subdesenvolvido são muito graves e geram diversos problemas sociais como má distribuição de renda que consequentemente gera a desigualdade social, fome, altas taxas de mortalidade infantil, índices altos de analfabetismo , educação precária, saúde precária, segurança precária, corrupção, IDH baixo, PIB baixo entre outros.

Infelizmente no sistema econômico mundial atual que é o capitalismo, dificilmente um país subdesenvolvido irá se tornar um país desenvolvido, pois no capitalismo o principal foco é o lucro, esse lucro muita das vezes através da exploração de um país sobre outro e claramente para esse capitalismo existir, precisa que exista desigualdade no mundo e isso é muito triste, pois todas as nações deviam ter o direito de ser um país bom para se viver, onde não existisse desigualdade.


Fontes e referências



Comentários

Unknown disse…
O texto de Diogo está muito bom, apresenta um bom desenvolvimento e ficou bem claro o que ele queria expressar.
Para definir o conceito de "subdesenvolvimento" ele volta uns anos atrás, Na época da colonização... com isso, consegue aprofundar mais em relação a países desenvolvidos e subdesenvolvidos, suas consequências, países emergentes. Com a imagem presente no texto fica mais visível enxergarmos quais são subdesenvolvidos e desenvolvidos,então a presença da imagem só vem no texto pra somar.
Por fim ele adiciona um comentário em relação aos países que querem ser desenvolvidos.
Gabriela sutil- 9 ano A
Unknown disse…
Seu texto sobre o subdesenvolvimento dos países é um tema super interessante para discutir, falar sobre a respeito disso.
Gostei do mapa em que você mostra os países desenvolvidos e subdesenvolvidos por uma divisão, assim da para ter uma noção.
Achei bom você trazer as consequências dos países subdesenvolvidos, por exemplo, altas taxas de mortalidade infantil, índices altos de analfabetismo, fome, desigualdade social, etc.
Na minha opinião seu texto ficou bom e trás um monte de informações.

Vinícius 9A
Guido Grassino disse…
Muito bom o texto, bem interesante ver quais países são desenvolvidos e quais subdesenvolvidos para entender melhor muitas questões geopolíticas, concordo plenamente com você que todos os países deveriam ser nem que seja minimamente desenvolvidos oferecendo condições minimamente humanas a sua população porém temos que entender que muitos desses países desenvolvidos são isso justamente porque sugam tudo dos países do hemisfério sul inclusive se valendo de invasoes, guerras e golpoes de estado se necessário, o que impede esses países afetados de poder ascender ao desenvolvimento. E sim no sistema capitalista nunca haverá igualdade social por uma questão lógica, é um sistema onde prevalece o ganho sem importar, se para isso acontecer muitos outros tem que perder tudo.
Guido 9A
Anônimo disse…
Achei muito interessante o tema abordado,até porque é algo muito recorrente no nosso mundo,inclusive para nós brasileiros,que está em um país subdesenvolvido,onde nossa população está aturando as consequências da situação do nosso país.Mas em relação ao texto,acho que ficou muito bom,principalmente a finalização e a justificativa de muitos países serem subdesenvolvidos,e esta justificativa seria a colonização,e com isso acaba ajudando uma tanto melhor compreensão do leitor sobre o conteúdo,tanto uma melhor aprofundação do tema.E segunda coisa seria a finalização,onde o autor faz uma reflexão de tudo que é abordado,dizendo uma realidade muito triste,que esses países subdesenvolvidos nunca vão chegar ao patamar dos desenvolvidos,independente dos esforços e dedicação dos governos desses países,sempre ficarão como fonte de exploração dos países ´´superiores´´,e isso por causa do sistema capitalista,que tem uma consequência muito grave ,a desigualdade.

Ruan 9B