Pular para o conteúdo principal

BAIXA AUTOESTIMA

Por Ana Carla e Julia Victoria    






A baixa autoestima é muito recorrente principalmente entre as mulheres do mundo todo. Poucas se sentem felizes com sua aparência, já a grande maioria se martiriza por pequenos detalhes que não gostam em si mesmas.

As mulheres realmente são mais observadoras do que os homens. Elas observam cada pequeno detalhe em si mesmas, e sempre encontram algo indesejado. “Somos mais detalhistas. O homem nota o olho. A mulher nota cílios, pálpebras, a ruga em volta do olho” diz Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR).

Infelizmente, com esse problema, muitas mulheres não são felizes consigo mesmas e não enxergam a sua própria beleza. Elas costumam se fixar no que é ruim e não identificam algo bom para compensar. Enquanto o homem, quando encontra algum “defeito” na sua aparência física, ele compensa com algo que gosta em si, já a mulher pensa que qualquer “problema” na sua aparência é o fim.
Uma pesquisa feita por uma multinacional de cosméticos em diversos países afirma que apenas 4% das mulheres entrevistadas se acham bonitas. Elas também se comparam muito com as outras. Enxergam a beleza de suas colegas/amigas, e não enxergam a própria. Isso as deixa mais entristecidas ainda.

A baixa autoestima também pode causar doenças graves, como bulimia, anorexia e pode levar a depressão. A anorexia é um distúrbio alimentar onde leva a pessoa a ter uma visão distorcida do seu corpo, fazendo com que tenha uma fixação pelo seu peso e sua alimentação. Esse caso acontece principalmente com as mulheres, e raramente com os homens. Pelo fato de achar que está acima do peso, mesmo não estando, a pessoa diminui progressivamente o consumo de alimentos, chegando a casos severos de desnutrição.

Já a bulimia afeta tanto as mulheres quanto os homens. Nesse caso o desejo é ter um corpo perfeito, nem magro e nem gordo, mas continuam se alimentando muito. Com isso, para ter o peso “ideal” muitas vezes forçam o vômito, após as refeições, fazem dietas inadequadas e exageram na atividade física. 

“Na anorexia, o organismo vai se acostumando e a pessoa pode deixar de sentir fome, enquanto que na bulimia a fome persiste”, compara o dr. Sergio Hototian, psiquiatra no Hospital Sírio-Libanês e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (Unisa).

A baixa autoestima também é um grave problema quando se trata de relacionamentos abusivos. Nesse caso a pessoa com baixa autoestima passa a depender emocionalmente de seu companheiro. Ela têm a ideia de que o seu parceiro está fazendo-lhe um favor por permanecer ao seu lado, já que se sente inferior e, por isso, passa a aceitar tudo o que ele faz, mesmo que de alguma maneira não seja certo em um compromisso sério.

"Ter autoestima é saber reconhecer o seu valor, se sentir digno da confiança e do amor das outras pessoas e, principalmente, se amar! Quando um indivíduo não consegue olhar para si mesmo com autoestima, tende a se sentir inseguro, inadequado ou incompleto. Com isso, pode desenvolver outros tipos de problemas psicológicos que comprometerão cada vez mais a sua felicidade e bem-estar."


Fontes:



Comentários

Henrique 9C disse…
Baixa autoestima é algo muito sério,para algumas pessoas isso é bobagem,mas isso acontece com boa parte da sociedade por causa que é muito tímido ou medo de rejeição ou até mesmo falta de confiança.
Pessoas que têm baixa autoestima Vivem num mundo de cobranças enormes, e não cobranças de outras pessoas e sim cobranças de você mesmo.
Joana disse…
Adorei o tema, algo que ainda não foi falado em nenhuma postagem. A maneira como vcs introduziram o assunto foi muito boa. Além de falarem da baixa autoestima, colocaram suas consequências. Gostei também da imagem que colocaram, sobre o que as pessoas acham que é a baixa autoestima, e o que ela realmente significa. Muito triste ver que em uma pesquisa apenas 4% das entrevistadas se acham bonitas, é algo que nós temos que mudar como pessoa, começar a aceitar a pessoa linda e maravilhosa que nós somos. Só faltou dizer de quem foi a citação no final da postagem.