Pular para o conteúdo principal

Texto em primeira pessoa, sobre os moradores da periferia do rio de janeiro.

Por Henrique,

Origem do texto que criei:

O presente texto que criei foi inspirado em uma matéria jornalística que falava sobre crianças que foram mortas por policiais no Rio de Janeiro. Decide escrever o texto sobre o Rio de Janeiro em 2018, porque esse ano foi muito complicado para nosso país. No decorrer da reflexão tentarei passar a visão de como é a vida de um morador de uma periferia do Rio de Janeiro. E fiz uma relação com um dado de que 700 milhões de pessoas vivem com menos de US$1,90 por dia. Este dado permite ter uma percepção de quantas pessoas vivem na pobreza igual a eles, que infelizmente é também a nossa realidade. Esse texto foi criado por mim, uma ficção baseada em minhas leituras. 


Nós, moradores temos uma vida muito dura e difícil, ganhamos uma miséria de apenas R$954,00 por mês, trabalhando 12 horas por dia. Com esse dinheiro é complicado sustentar meus 4 filhos, todo dia vou trabalhar cansado, porque acordo 7h30 da manhã e só volto às 17h. Felizmente todos os meus filhos e eu conseguimos comer 2 pratos de arroz e feijão todo dia, sem contar que tenho que pagar contas de água e luz.

Todos nós moradores do Rio vivemos no meio do tiroteio, antes das armas chegarem aos traficantes, os policiais chegavam aqui batendo pé na porta e esculachando a gente e sem contar o fato de que os policiais apreendem todos os nossos objetos eletrônicos como TVS, DVDS etc... pois eles achavam que esses pertences são roubados. Mas quando os traficantes tiveram posse das armas, os policiais entram no morro com muito mais receio, atenção e cuidado, porém os traficantes também batem e matam as pessoas da periferia que não obedecem as ordens, e até pior podem ser assassinadas a sangue frio em público, servindo de exemplo para os outros moradores da periferia.

O presidente Michel Temer anunciou uma intervenção militar aqui no Rio de Janeiro, e vieram militares, exército etc…, o meu ponto de vista da intervenção militar, é que ela será inútil, pois vão ter milhares de mortes aqui no Rio de Janeiro, provavelmente serão muitas mortes de pessoas inocentes, pelo fato que moradores do morro como eu e meus filhos estarmos no meio do fogo cruzado. Acho que para resolver os problemas de violência, temos que dar mais oportunidades para os jovens da periferia, porque ele não tem quase nenhuma escolha, que não seja ir para o tráfico. Devemos fazer mais escolas boas que sejam públicas, e desta forma tirar nosso futuro do caminho do tráfico. O salário mínimo deve aumentar para que não a já mais pobreza nos morros, e em qualquer lugar. Para ter uma noção, no mundo 700 milhões de pessoas vivem com menos de US$1,90 por dia, que infelizmente é nossa realidade. A PEC 241 ou a PEC 55, irá paralisar os investimentos públicos por 2O ANOS, isso significa um freio no investimento de nossa saúde e educação previstos na constituição, e ainda pode afetar a regra de reajuste do salário mínimo oficial.

Minha opinião sobre o texto que fiz é que gostei bastante do resultado, fico feliz em mostrar um pouco do meu conhecimento neste blog, e sou muito grato ao professor José Carlos que me ajudou a finalizar meu trabalho. Gostaria que vocês postassem seus comentários em meu texto, ficaria muito feliz e seria uma experiência gratificante...obrigado. 






Comentários