Pular para o conteúdo principal

Desmatamento na Amazônia


Arthur e Caua,

A cada dia que passa, a região amazônica é destruída aos poucos pelo ser humano, essa destruição é uma coisa horrível por que na Amazônia podemos encontrar diversas espécies de animais, plantas, frutas, etc. A Amazônia continental é a última grande superfície contínua de florestas tropicais do planeta, com seus 7,9 milhões de km2 a Amazônia representa 5% da superfície terrestre do mundo e uma curiosidade importante é que 80 países do mundo possuem florestas tropicais, sendo que o Brasil detém 1/3 das florestas que sobram do planeta.

A Amazônia é muito importante não só para o Brasil, mas também para o mundo, pois possui 1/5 da água derramada no Oceano por todos os rios do planeta, o rio amazonas tem mais de 7 mil afluentes, e possui 25 mil km de rios navegáveis.
Representa a maior biodiversidade do planeta, abrigando cerca de 25% das espécies vegetais e animais do mundo, sendo encontradas 311 espécies de mamíferos, ou seja, 7% do total mundial. Além disso, abriga aproximadamente 1.000 espécies de pássaros, o equivalente a 11% da totalidade mundial. Ademais, a bacia amazônica é um santuário de peixes que agrupa 1.400 espécies identificadas, o que representa 25% das espécies de peixes do planeta.



Portanto, a partir das informações pesquisadas podemos concluir que a situação da Amazônia, está em constante ameaça por conta do desmatamento. Com isso, o ser humano se torna o principal responsável pela extinção da fauna e flora amazônica, haja visto que vem destruindo o próprio lar. Em virtude dos fatos apresentados devemos, então, refletir sobre o que a Amazônia pode nos proporcionar e sua importância em escala mundial, visto que é uma riqueza brasileira que cabe a todos nós cuidarmos, repensando nossos hábitos diários, pois uma pequena mudança pode salvar um ser vivo da nossa floresta.

Referências:





Comentários