Pular para o conteúdo principal

Desigualdade Econômica


Por Lucas F e Gabriel F

No mundo em que vivemos, um dos principais problemas em nossa sociedade é a desigualdade econômica, que é a divisão injusta de dinheiro entre pessoas, cidades ou nações. Na luta dos bilhões de pessoas que buscam um padrão de vida melhor, infelizmente poucas conseguem, isso porque tem uma minoria que "controla" a maioria do fluxo de capital no mundo. Por exemplo: 8 pessoas tem a mesma riqueza que metade da população mundial, isto é, 3 bilhões e 500 milhões de pessoas  juntas têm o mesmo que 8 super ricos.

Existem diversos fatores que influenciam no problema, como o próprio capitalismo em si, que consiste no acúmulo máximo de capital, logo, se uns têm muito, sobra pouco para outros. Também tem as consequências da desigualdade econômica que, de maneira geral, temos a fome e a sede, ambos sendo problemas principalmente da África e da América Central;  a superpopulação, agravante em países asiáticos e cidades populosas (São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York, Londres, etc..). A pobreza, favelização e o aumento da criminalidade e violência podem ser todos vistos com facilidade no Brasil.

Aqui no Brasil, o problema da desigualdade econômica é causado pelo desemprego, educação (ou a falta), marginalidade, fome e violência. Nosso país tem um dos piores quadros de desigualdade econômica no mundo, sendo o 11° pior do mundo e o 4° da América Latina. Já no Índice de Gini, está na 8° colocação das piores situações mundiais, estando atrás de 7 países africanos.

Esses dados comprovam o abismo entre realidades sociais tanto de nosso país como no mundo a fora, a grande questão é até quando viveremos nessa perspectiva de mundo? E como poderíamos mudá-la? Abaixo uma imagem para maior reflexão sobre o assunto:



Créditos da imagem:


Comentários