Por Guido,
Chernobyl, sem dúvidas foi uma das maiores destruições nucleares de todos os tempos, onde matou milhares de pessoas e que é um assunto muito discutido até hoje, mas afinal, o que foi o caso Chernobyl?
O que aconteceu em Chernobyl?
Esse acidente ocorreu no dia 26 de abril de 1986, por volta de 1h23min da madrugada, no reator 4 de Chernobyl, por falha humana, pois os operadores descumpriram vários protocolos de segurança, e depois, descobriram que os reatores rbmk (usados também em outras usinas soviéticas) possuíam graves erros em seu projeto, o que contribuiu para o ocorrido.
Os rastros do acidente
Com a explosão da usina, um incêndio se iniciou, liberando matéria radioativa na atmosfera, e com isso, o vento levou essa radiação para países próximos como: Polônia, Áustria, Suécia e Bielorrússia. Também foi para lugares muito longes como: Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.
Como a notícia se espalhou para o mundo?
Os primeiros a alertarem de que algo havia acontecido na União Soviética foram os suecos, mas até então, os soviéticos tentaram esconder de que algo tinha acontecido, pois não queriam manchar a imagem do país.
Perigos no uso de energia nuclear
As centrais nucleares podem ser danificadas ou, até explodir. As consequências da radiação radioativa liberada podem ser catastróficas - regiões inteiras podem se tornar inabitáveis por milhares de anos.
A produção de energia nuclear gera grandes quantidades de resíduos radioativos com risco de vida que não podem ser armazenados com segurança.
Com uma arma nuclear, você pode destruir uma cidade de milhões de uma só vez. Se o material radioativo acaba nas mãos erradas, as consequências não podem ser previstas.
Referências e créditos da imagens
Comentários