Pular para o conteúdo principal

INDÚSTRIA DA CARNE

Por Isadora Iglesias,

"Você é o que você come"...., Calma aí, você é o que você come?. Primeiramente, você sabe o que você come? Sabe a origem dos alimentos que consome?. Acho que não, na verdade se a maioria das pessoas soubessem de como é feita toda essa indústria da carne, pensariam duas vezes antes de consumir uma costelinha naquela sábado de churrasco.

A carne, a "principal fonte do prato", a proteína, o que nos "deixa forte", "se não tem carne, o prato não está completo". A indústria da carne está promovendo um dos maiores crimes da história da humanidade, pois a maneira de como é feita e de como os animais são tratados é horrível. Não é como uma mini fazenda, onde tudo que você planta, você colhe ou tem um certo limite do consumo da carne. Trata-se de várias empresas maltratando os animais de diversas formas cruéis e sanguinárias.

"Na indústria de ovos, quando o pintinho nasce macho, ele é automaticamente descartado por não ter utilidade. As formas mais comuns de ‘’descarte’’ de pintinhos no Brasil são extremamente cruéis: a morte por triturador ou por sufocamento em um enorme saco plástico de lixo"." Na indústria dos laticínios, a vaca é mantida permanentemente prenha para poder produzir leite. Quando o filhote nasce macho, ele é tirado da mãe logo após o nascimento e abatido com poucas semanas de vida, para produzir carne de vitela"."Os porquinhos têm seus testículos arrancados sem nenhum tipo de anestesia quando ainda são bem novinhos. Por incrível que pareça, isso é legal e, de acordo com a indústria da carne, totalmente aceitável" (MERCYFORANIMAIS, 2019).

Esses são alguns procedimentos utilizados nessa indústria. Cruel, não? E se eu te dissesse que existem muitos mais procedimentos utilizados nessa indústria, e que como estes são horríveis e desumanos. Pois sim, os animais sofrem a vida toda para você satisfazer essa sensação de fome de sangue. Você não come só um simples pedaço de carne, você come uma vida, o qual pertenceu a um animal inofensivo, que por sua culpa teve que ficar preso a vida toda, tomou muitos hormônios que fez seu corpo tão deficiente ao ponto de nem conseguiu aguentar seu próprio peso, foi tirado da mãe ainda quando pequeno e se no caso é fêmea ficou a vida toda sendo abusada sexualmente só para produzir leite e parir seus bebês, que logo serão retirados, para então o ciclo começar novamente. 

Você, sendo hipócrita, deve ter pena de animais como cães e gatos abandonados na rua… A estimativa mais aproximada é de que existam cerca de 200 milhões de galinhas confinadas em gaiolas no Brasil. Isso é mais de 6 vezes o número total de animais abandonados no país. O que faz uma galinha, uma vaca ou um porco serem tão diferentes desses animais (cães e gatos)? 

Não estou obrigando ninguém a não comer carne. Estou trazendo fatos, apenas verdades que poucos te contam, ou você simplesmente finge que isso não acontece. Quero lhe informar que se "você é o que você come", você seria, mais do que justo um assassino. Uma palavra forte, mas verdadeira, pois como eu disse antes, trato apenas de verdades. Eu repito mais uma vez, animais não são só um pedaço de carne, eles sofrem sim, são abusados, maltratados a vida inteira. Mas se você é "louco" por carne, ama um pedacinho de vitela ou asinhas de frango, evite o excesso da carne, substitua alimentos vegetais ou tente procurar empresas que empenham-se em oferecer uma vida menos cruel a esses animais. Mas lembre-se: por melhor que seja a vida desses animais durante a criação, nenhum deles merece morrer para satisfazer os nossos desejos desnecessários. A melhor forma de ajudar os animais é sempre deixando-os fora do nosso prato.




Referência:


Crédito das imagens:




Comentários

Anônimo disse…
Ola Isadora,
Achei seu texto bem interessante, pois ele passa dados que a maioria das pessoas não sabem, como eu não sabia.Eu acho a maneira que esses animais são tratados, uma coisa inadimissivel, e um porco uma vaca ou um boi, não tem culpa de nascer macho ou fêmea para simplesmente serem usados pelas indústrias. Não existem apenas esses animais nessa situação, tambem tem casos que passaram em uma reportagem aonde focas eram abatidas no seu próprio habitat por homens com bastões de ferro, golpeando-as na cabeça, assim estragando a cadeia alimentar e a vida do animal que não tem culpa alguma
Luiz Gustavo - 9°A