Pular para o conteúdo principal

Todos já passaram por essa “fase”


por Bruna Margutti Fridriszewski
 

A adolescência é uma época de amadurecimento de muitas pessoas. E, no meio desse processo de imaturidade para a maturidade, é que a personalidade de cada um é formada. Isso desencadeia  uma crise, na qual demonstramos os valores que aprendemos durante a nossa infância
.
Nesse período, passamos por várias etapas, que confundem nossos pais e a explicação para isso são as diferentes ‘’fases’’ da adolescência. Afinal, esse é um período de transição, onde acontecem diversas mudanças físicas, psicológicas e comportamentais. 

Para nos entender, nossos pais têm que, em primeiro lugar, nos compreender, eles já passaram por essa fase onde nos transformamos em adultos como eles são hoje, mas, para isso, precisamos nos abrir com eles, sempre buscando esclarecer nossas dúvidas. 

Mas, mesmo assim, muitos pais são mais tradicionais e fechados diante de nossas perguntas. Nesse caso, devemos conversar com eles para que mudem um pouco sua opinião e compreendam nossa curiosidade em relação às mudanças pelas quais estamos passando. Afinal, muitas meninas são mães e muitos meninos se tornam pais na adolescência, por causa do não esclarecimento de dúvidas, não só por causa dos pais, mas também por eles terem vergonha de fazer certas perguntas, pois pra isso é necessário confiança.

No início, confesso que tive medo de questionar meus pais sobre certos assuntos que surgiam em minha cabeça. Mas, mesmo assim, resolvi perguntar sobre minhas dúvidas para saber qual seria a reação deles. E, na verdade, não era como eu imaginava. Eles esclareceram as dúvidas e me orientaram em relação a outros assuntos, mesmo eu não conversando sobre eles naquele momento. Por isso eu afirmo novamente que é melhor se abrir do que guardar para si mesmo e ficar sem saber sobre o assunto.


Comentários

Anônimo disse…
Acho que muitos pais hoje em dia tem vergonha de falar com os filhos sobre tudo, e geralmente não aceitam as coisas que acontecem nesse "período", nessa "fase", porque todos nós mudamos, ficamos chatos mesmo meio loucos mais eles tem que nos aturar e também temos que respeitar a vontade de nossos pais pois eles só querem o melhor pra gente.


Cibele Martins - 8ªB
Anônimo disse…
Achei muito interessante este assunto,pois como estamos passando por esta fase em nossas vidas,e como temos muitas dúvidas,e alguns não conversam com seus pais,podem sentir-se incentivados após a leitura deste texto.

Amanda Bressan (8ºB)