Pular para o conteúdo principal

Homofobia: isso tem que ter fim!


Alice Mendes e Maria Eduarda Vieira

Olá coleguinhas, tudo bom? Viemos aqui novamente para tratar de um assunto que está em alta, você sabe o que é? Estamos convivendo com isso o tempo todo, a homofobia.
Para quem tem assistido à novela passada na Rede Globo, “Insensato Coração”, já deve saber mais ou menos do que estamos falando. No caso da novela a trama mostra o caso do personagem Vinicius que não suporta ver gays e a partir de então resolve agredi-los. Assim como na novela isso também acontece na “vida real”.
A homofobia existe a muito tempo, mais de uns tempos pra cá os atos homofóbicos têm se tornando mais constantes. Diante dessa situação alguns arriscam dizer que tudo que passa na televisão é retratado em vida real, e vocês colegas o que acham? Será que é ao contrario? Alguns também falam que isso é coisa antiga!
Você sabe o que quer dizer homofobia? A palavra Homofobia é uma palavra cujo significado define um conjunto de emoções negativas como a repugnância, o preconceito, a discriminação, a desconfiança e até mesmo o ódio que algumas pessoas sentem em relação aos homossexuais (gays, lésbicas, bisexuais, travestis e transexuais).
Os homossexuais sofrem diariamente as conseqüências da homofobia, ela vai se manifestando de varias maneiras, os agressores ou homofóbicos tentam de várias formas magoar o homossexual, com ações violentas verbalmente e fisicamente, até mesmo um assassinato. Uma pessoa dessas é capaz de qualquer coisa.  
Como nas novelas crimes de homofobia ocorrem na vida real, o exemplo mais recente foi aqui mesmo na cidade de Florianópolis. A Polícia investiga um homicídio supostamente causado por homofobia. Antonio Carlos da Conceição, homossexual, foi espancado até a morte na madrugada desta segunda feira, dia 8 de agosto, em Capoeiras (região continental de Florianópolis). Segundo testemunhas, ele estava sentado na frente do Clube Flamenguinho, em Capoeiras, por volta da 1h da madrugada, quando foi abordado por um grupo de rapazes não identificados.
Podemos ver que isso é uma realidade em todas as cidades do mundo, ajude-nos a mudar isso! Devemos ter consciência, criticidade, valorizar a diversidade na luta contra esse mal e assim ajudarmos as pessoas que sofrem. Denuncie! Assim, com certeza, você estará ajudando!

   E você já presenciou algum ato homofóbico?

Fontes:
Blogadão. Disponível em acessado em 12/08/11.
Cultura Geral. Disponível em<http://www.culturageral.com.br/curiosidades/saiba-tudo-sobre-homofobia> acessado em 12/08/11.

Créditos das imagens:
Somos andando. Disponível em <https://somosandando.wordpress.com/tag/homofobia/> acessado em 12/08/11.
Plc122. Disponível em http://www.plc122.com.br/peticao-contra-homofobia/#axzz1V127iZJg>   acessado em 12/08/11.

Comentários

Anônimo disse…
É esse caso da Homofobia é uma coisa grave, claro que todos podem fazer o máximo para tentar amenizar esses atos covardes que vem sendo cada vez mais constantes. A televisão vem mostrando direito essa coisa de agressão, e já ouvi muitos comentários que isso influencia sim, porque não são só adultos que vêem as novelas e sim muitos jovens que podem estar sendo influenciados pela Novela sim, porque não? Na minha opinião esse negócio de influência eu não sei com o que eu concordo mais escuto muitas coisas por ai. O máximo que a gente pode fazer é denunciar e essas coisas assim como explica o texto das meninas!
Beijo, Gabriela
Anônimo disse…
Gostei muito do texto.A homofobia é algo que esta ficando incontrolavel e terrivelmente perigosa. tem pessoas morrendo na base da porrada só pq é gay ou bissexual. Isso é muuito ridiculo, eu tenho amigos gays e bissexuais e vejo as piadas de mal gosto que sao feitas, deve ser bem dificil viver ouvindo essas piadinhas.
Acho que essas pessoas que tem tanto nojo dos gays deveriam se tratar ^^
Eryck Schmitz
Anônimo disse…
Homofobia na minha opinião é uma coisa ridícula para os tempos de hoje, apesar de eu ter certeza que a maioria provavelmente ficaria com uma expressão de algo como: "estranho", ou "desgosto"...
Se descobrisse que esta sentado atras de um gay...
agora uma coisa que é meio difícil de mudar são os costumes de nossos avós que foram criados de um jeito diferente que a gente....
Rafael Paese
Anônimo disse…
Sou uma pessoa que não suporta pessoas preconceituosas, não sou e nunca sereia. Espero que um dia essas pessoas se toquem se não a sociedade não vai aguentar mais. Amo homossexuais bissexuais e tudo. Tudo por vocês meu amigos.
Bytes Luiza Estefano
Maria Eduarda Sirydakis disse…
Meninas, gostei bastante do modo como desenvolveram o texto, sempre com propostas que prendem o leitor, como por exemplo, comparar com uma novela e com uma notícia super atual e ainda por cima, aqui, na nossa cidade. Quem pratica homofobia tem mesmo é que ser punido!
Parabéns pelo texto!!
Beijos, Maria :)
Júlia Carioni disse…
Olá, bom eu achei esse texto muito bom,primeiramente por tratar de um assunto que está presente no nosso dia-a-dia,até mesmo na novela que acabou...acho que todos nós somos iguais, não tem essa de que é gay, negro ou amarelo, repito de novo TODOS NÓS SOMOS IGUAIS
Anônimo disse…
O que eu acho engraçado é que ao mesmo tempo em nós dizemos ser uma geração "moderna", algumas pessoas são antiquadas o suficiente para desrespeitar um homossexual, ou bissexual. Sinceramente, homofobia chega a ser uma coisa ultrapassada. E concordo com a Gabi, acho sim que a televisão tem influenciado muito nesse desrespeito. Parabéns pelos textos meninas (:
Luísa Wandscheer
carol gomez disse…
Adorei o texto.
Acho que a homofobia é realmente horrivel, quem dirá quando acaba em agressão física. Cada vez mais vemos noticias de ataques a gays e conhecemos bem o preconceito contra eles e também contra os bissexuais.
Como a Luh disse, homofobia é uma coisas ultrapassada, tão primitiva para essa nossa era moderna e liberal. Sociedade, reveja seus conceitos. Somos todos iguais não é mesmo?
Ótimo texto meninas.
Carol
Anônimo disse…
É gente realmente temos que acabar coma homofobia não só em nosso país como em todos os lugares , e devemos começar por nós mesmo a ação de combater o preconceito legal o texto Beijos Miqueluzzi