Por Kauã,
É verdade que desde o momento em que nascemos é importante nós crescermos e aprendermos, com o tempo nós vamos ficando mais velhos e nossas capacidades físicas aumentam, isso nos permite praticar os chamados “esportes”.
O que é um esporte?
Um esporte é uma forma de manter o condicionamento físico, melhorá-lo ou mesmo se divertir, por meio de atividades que exigem destreza, agilidade, versatilidade, etc. Os esportes podem ser praticados como forma de recreação, diversão ou competitiva.
E a idade?
Conforme as pessoas vão ficando mais velhas, elas passam por mudanças físicas e mentais, pessoas que praticam esportes constantemente tendem a ter uma saúde física e mental “melhor” do que pessoas que não praticam esportes. Pessoas que competem em esportes e envelhecem competindo e vivendo no mundo de um ou mais esportes aparentam estar muito bem, quando chegam no estado da terceira idade.
Na adolescência isso não é diferente, existem esportes de vários tipos, esportes de campo, esportes aquáticos, esportes de corrida, artes marciais, competitivos, não competitivos, etc... Vários desses esportes podem ser facilmente praticados por crianças, adolescentes e adultos, esportes como o futebol, o basquete e o vôlei são alguns exemplos, esses são esportes que no mínimo precisam de uma bola, no caso do vôlei, você pode esticar uma corda entre duas árvores e chamar seus amigos para jogar, (de forma não oficialmente competitiva).
O esporte no mundo
Desde antes de Cristo já haviam registros de esportes praticados, como por exemplo: as lutas de gladiadores que aconteciam em povos como os romanos e os gregos, que por sua vez deram origem ao que hoje chamamos de Olimpíadas.
Em 26 de outubro de 1863 a primeira associação de futebol do mundo: a Football Association, foi fundada em Londres, Inglaterra. A partir daí várias coisas aconteceram e foram criadas várias fundações e federações dos mais diferentes esportes, alguns exemplos, (um pouco mais recentes) são: A NBA: National Basketball Association, a FIFA: Fédération Internationale de Football Association, a NFL: National Football League, a FIBA: Federação Internacional de Basquetebol, entre várias outras.
Olimpíadas
As Olimpíadas são um evento multiesportivo global com diversas modalidades esportivas, centradas no verão e no inverno. Nas olimpíadas, milhares de atletas de diferentes países participam de várias competições, às vezes só para conseguir títulos e às vezes para realizar seus sonhos. Atualmente os jogos são realizados a cada dois anos (em anos pares). Existem as Olimpíada de Verão e as Olimpíadas de Inverno, cada uma acontece a cada quatro anos, porém elas são alternadas de dois em dois anos (WIKIPEDIA, 2022).
Originalmente, os
Jogos Olímpicos da Antiguidade eram realizados em Olímpia (Grécia) durantes os
séculos VIII a.C. e século V d.C.. No século XIX, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894. O
COI se tornou o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja estrutura e as
ações são definidas pela Carta Olímpica (WIKIPEDIA, 2022).
Profissão
Atualmente várias pessoas têm algum esporte como profissão ou forma de ganhar dinheiro, esportes como o basquete e o futebol são muito famosos em certos países, eles movem gigantescas multidões de torcedores apaixonados e de praticantes desses esportes. Hoje em dia o futebol é um dos esportes mais caros do mundo, pois é conhecido em quase todos os países, principalmente no Brasil, onde nasceram verdadeiras estrelas desse esporte, pessoas que jogam futebol tão bem que chegam a custar milhões de dólares para serem comprados para jogar em times e seleções.
O basquete atualmente é muito famoso nos Estados Unidos da América, e várias pessoas de diferentes países do mundo sonham em jogar basquete profissionalmente lá. Jogar na NBA é o sonho de várias crianças, adolescentes e adultos. Muitas pessoas vão em busca desse sonho, morar nos Estados Unidos, estudar numa escola ou universidade com bolsas de basquete e buscam melhorar, para que um dia se tornem profissionais. O basquete também é um esporte bastante caro, nos Estados Unidos ele compete por reconhecimento, com o futebol americano e com o beisebol. Na minha opinião o basquete é mais reconhecido que o futebol americano, até por ser um esporte que pessoas de todo o mundo praticam e jogam, eu diria que o basquete é um esporte “clássico”, já o futebol americano é... Americano. O principal esporte praticado no mundo é o futebol, porém são esportes diferentes.
Benefícios da prática de esportes na adolescência
Praticar esportes é muito importante para que cresçamos com saúde e para que aprendamos mais e mais.
Algumas vantagens que os esportes trazem são: capacidade de reação, capacidade de fazer escolhas, aumento do intelecto, condicionamento físico, saúde corporal, distração do que às vezes seria o comum do dia a dia. Os esportes também te ajudam a conhecer pessoas, afinal muitos deles são praticados de forma coletiva.
Fontes:
Crédito da imagem:
https://publicdomainvectors.org/pt/vetorial-gratis/Esportes-disciplinas-silhuetas-colagem-vetor-clip-art/21481.html
Comentários
Por: Maria Luiza Bolgenhagen Souza 8C
No seu texto você poderia acrescentar sobre alguns esportes que além de trazer saúde corporal, aumento intelecto, condicionamento físico e dentre outros, podem trazer o alívio de ansiedades e estresse no dia a dia.
Mais tirando isso o texto ficou muito bom de se ler e me trouxe bastante interesse sobre o conteúdo.
Isis dos Passos Jacinto 8C
Douglas Hochsprung 8c
Creio que seja um tema muito importante, e deveríamos discutir mais sobre a importância do esporte na adolescência.
Porém senti falta de alguns outros esportes, como vôlei, tênis, lutas e etc…
O esporte salva vidas, a saúde depende do esporte, tanto mental quanto física, e creio que tenha faltado um pouco mais sobre isso no seu texto. Mas parabéns, seu texto ficou ótimo!
Por:Vitor Golle 8C
Gostaria de compartilhar também o exemplo do vôlei, que você trouxe em seu texto, mas nao de forma muito complexa posso dizer. Esse esporte pode nos trazer muitas coisas boas, como benefício nos sistemas cardiovascular e respiratório e também pode melhorar nossa atenção e precisão!
Parabéns pela pesquisa.
Gostei do seu texto e tema escolhido, porém acho que saiu um pouco do tema da importância que os esportes trazem no adolescente. Embora seja um texto bem informativo, não focou muito no tema.
Algo que gostei no texto, foi que você trouxe informações de esportes praticados antigamente, das olimpíadas e da profissão como jogador de esporte. Achei bem interessante essa variedade de dados sobre esportes.
Em seu texto, você contou sobre os benefícios que a prática de esportes tem em adolescentes, porém achei muito raso, então por curiosidade decidi pesquisar mais um pouco, e achei informações como: a prática de esportes ajudam a prevenir doenças, ajudar no controle da ansiedade, ajuda na autoestima e socialização além de melhorar a saúde física e mental.
Algo que queria complementar é que em nossa escola tem o projeto chuá, onde praticamos esportes com outros alunos, que é uma iniciativa muito importante para nós estudantes.
Enfim, gostei bastante do seu texto e das variáveis ideias e tópicos. Acho que poderia ter mais imagens, mas fora isso foi realmente um bom texto com um propósito muito legal para fazer adolescentes praticarem esportes, parabéns pelo trabalho!! („•_•„) 🤙
Beatriz de Menezes Furtado 9C
O assunto realmente me interessa. Em uma conversa com o treinador da equipe de basquete da UFSC, descobri que há essas reações químicas quando o exercício está sendo executado e isso estimula o bom humor e a criatividade.
Abraços,
Rosa Maria