Pular para o conteúdo principal

Porque muitos dos argentinos não gostavam da rainha da Inglaterra - A história da guerra das Malvinas

Por Bruno,

Sempre gostei de estudar sobre guerras que aconteceram pelo mundo, eu já tinha ouvido falar sobre a Guerra das Malvinas (por mais que não aprofundadamente) e quando foi anunciado a morte da Rainha Elizabeth II em 8 de setembro de 2022 e os vídeos dos argentinos comemorando sua morte, me trouxe a dúvida “De onde vêm todo esse ódio pela Rainha?, ainda mais entre dois países tão distantes no globo”

Para entendermos o que aconteceu, devemos voltar para 1982, nas Ilhas Malvinas (Falklands do inglês). Onde Inglaterra e Argentina brigaram pela soberania das ilhas. As ilhas são território do Reino Unido desde 1883, porém, a Argentina as reclamou como parte integral  e indivisível do território argentino. 

Importância das ilhas
  • Na época, nas Ilhas Malvinas existiam importantes portos de de caça de baleias, mas essa prática fez com que diversas espécies de baleias desaparecessem dos mares do Sul;

  • Ter a soberania sobre esses territórios é um símbolo de orgulho/credibilidade internacional;

  • A posse do arquipélago, dá uma grande vantagem estratégica sobre o movimento marítimo na área.

Por que os argentinos atacaram?

Em 1982, a Argentina vivia uma ditadura militar e grande parte desse governo  de militares argentinos possuía um grande sentimento patriótico. Nesse ano, o governo passava por uma enorme crise econômica, com inflação anual de 90%, muitas mudanças de governante, aumento da pobreza, aumento de dívidas externas, etc. E então é posto em prática com o objetivo de recuperar o crédito perdido entre os setores sociais sensíveis a este discurso patriótico. Era uma estratégia bem pensada tendo em vista que: Por mais que a Inglaterra tenha uma poderosa marinha, não seria possível enviar reforços a tempo e não haveria motivo de um contra-ataque contra o continente argentino já que era uma briga por ilhas remotas.

Consequências
  • A Argentina teve baixas de 649 pessoas e a Inglaterra apenas 258 pessoas.

  • Desde a Guerra das Malvinas, nenhuma nação ousou disputar uma grande potência por uma possessão colonial.

  • A guerra piorou ainda mais a crise Argentina, contribuiu para a democratização da Argentina.

  • Contribuiu muito para a vitória eleitoral de Margaret Thatcher 


Finalização

Por mais que a diplomacia entre os dois países esteja apaziguada, muitos dos argentinos ainda acreditam que as Malvinas fazem parte do território Argentino, mas esse desejo provavelmente não se desenvolverá em outra guerra em tempos próximos.

Opinião

Por mais que você não goste de alguém por causa de algo que ela fez, e até no caso da Argentina, não faz muito sentido você comemorar a morte de alguém. E eu acredito que a posse das Malvinas sejam argentinas, já que não apoio as ocupações coloniais feitas pelos países europeus, como foi aprendido por nós nas aulas de História e Geografia.


Fontes

https://www.todamateria.com.br/guerra-das-malvinas/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_das_Malvinas


Créditos das imagens:

https://www.politize.com.br/guerra-das-malvinas/

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/40-anos-apos-guerra-argentina-e-reino-unido-ainda-disputam-malvinas/

https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2022/04/4997587-ex-combatentes-argentinos-homenageiam-mortos-na-guerra-das-malvinas.html

Comentários

Gabriel Matos batista disse…
ola Bruno, gostei muito do seu texto, achei muito auto explicativo, a guerra entre eles por dominação de espaço interferiu em muito aspectos também, e acho muito legal saber que as ilhas Maldivas contribuiu para uma guerra que depois de anos por causa de uma morte da rainha trouxe comemorações para um país.
Bernardo Schultz disse…
Assim como você Bruno sou um entusiasta da historia e adoro conhecer sobre as guerras e afins,
achei a sua postagem muito intrigante embora eu já sabia da "Guerra das Maldivas" você trouxe detalhes no qual eu não havia conhecimento, como o ódio que a Argentina mantem contra o Reino Unido atualmente, não achei que manteriam o ódio e seriam tão rancorosos sobre o assunto.
Obrigado pela leitura
Beatriz disse…
Oi Bruno Tudo bem?
Achei interessante seu texto trazer um assunto bom sobre uma das guerras que existem, eu nunca tinha ouvido falar sobre a guerra das Malvinas, e fiquei muito chocado pois morreram muitas pessoas da Argentina. No final do texto você comentou que “não fazia sentido comemorar a morte de alguém”, ali não entendi muito bem porque no texto pelo oque eu me lembre você não falou nada sobre eles “comemorarem a morte de alguém”, fiquei curiosa neste aspecto seria interessante trazer um pouco mais sobre isso, mais tirando isso achei seu texto ótimo!
Muito bem explicado, um texto não muito grande e nem muito curto, ideal, parabéns.
Beatriz Silva De Sousa 8C
Antônio disse…
Olá Bruno, me chamo Antônio Ceretta de Souza da turma do 9A

Eu nunca tive interesse sobre a guerra das Malvinas, mas fiquei interessado lendo o título de seu blog então decidi ler ele. Eu gostei que seu blog é simples e curto se comparar com os outros blogs, também gostei de como você colocou em seu blog como surgiu a sua idéia de pesquisa e como se relaciona com uma guerra entre dois países. Ver a morte de uma pessoa sendo comemorada por um povo por uma antiga guerra que a pessoa morta não tem relação direta a não ser por ser um símbolo político para uma super potencia.-
Porém eu tive certa dificuldade em me achar no seu texto por conta de que o tema retratado é um pouco incomum e que em minha visão não mostrou o quanto afeta o resto do mundo. Também tive questionamentos de como, quando e para que comemoraram a morte da rainha Elizabeth? Já que em seu blog só mostra do por que.
Unknown disse…
Olá Bruno! Mesmo eu não tendo interesse pela Guerra das Malvinas o seu blog me interessou pelo titulo Fiquei impressionado com as 649 pessoas mortas da Argentina, era uma coisa que eu não sabia e provavelmente não saberia tão cedo. É incrível ver que um pais odeia uma rainha e te, rancor.
Olga Shelly 8°C