Pular para o conteúdo principal

A HISTÓRIA DOS ANIMES

 Por, Luma  e Pedro Henrique,

A palavra anime, é utilizada para se referir a animações com origem japonesa, e coisas referentes a essas animações, embora no Japão anime é utilizado a se referir a todo tipo de animações no geral.

"Os animes fazem muito sucesso no Japão e em vários países do mundo, incluindo o Brasil. As animações são elaboradas para o cinema, televisão e revistas em quadrinhos." (SUAPESQUISA,2022)

Dentro do anime, existem diversos temas como; aventura, terror, mitológicos, romance e etc. Claro que entre esses temas existem os que chamam mais atenção das pessoas como o romance, shounen (ação e aventura misturados), isekai (morrer e viajar para outro mundo) e entre outros. Em comparação com os antigos animes, dá para ver a evolução que tivemos com o uso da tecnologia, um exemplo é Naruto e sua contraparte Boruto.

Originalmente, os animes eram feitos a mão, cada página era gasta em média mais de 20 horas de preparo, mas, com a evolução da tecnologia, muitos mangakas se atualizaram e escolheram começar a fazer pelos computadores, mais ainda tem mesmo que poucos, aqueles que se mantém no caminho do método clássico.

O anime nasceu na metade do século XX, como curta-metragens, que lembram alguns com os que são vistos hoje em dia.

Com a chegada da segunda geração de animes em 1910, tendo como os principais desenhistas: Otem Shimokawa, Jun'ichi Kōuchi e Seitaro Kitayama, que são chamados de os “pais” dos animes, como Momotarō no Umiwashi (1943) e Momotarō: Umi no Shinpei (1945), com o último sendo o primeiro longa-metragem de anime e ambos foram feitos durante a segunda guerra mundial.

Seitaro Kitayama produziu cerca de 10 filmes animados japoneses em 1917, Kitayama contratou vários animadores e os treinou, porém se não fosse esse desastre, pode ser que o surgimento dos animes e a indústria como é hoje nunca atingisse um patamar mais alto como atingiu hoje em dia.

Sanae Yamamoto, um dos alunos do Seitaro Kitayama, aumentou a história dos animes, após sair do estúdio em que trabalhava com Seitaro, abriu seu próprio estúdio, onde conseguiu ser o primeiro a conseguir patrocínio da Secretaria da Educação japonesa.

‘’Em 1970, o anime se desenvolveu ainda mais, com os animadores da Disney, começaram a desenvolver os primeiros temas de animes, baseado dos desenhos ocidentais, como mecha e seu subgênero super robô, com os animes dessa época sendo Astro Boy, Lupin III e Mazinger Z. Com vários cineastas se tornando famosos nesse tempo, como Hayao Miyazaki e Mamoru Oshii.”(WIKIPEDIA,2022)

‘’Já em 1980, o anime se tornou algo comum no Japão, com um “boom” que teve na
produção com o aumento da popularidade de animes como Gundam, Macross, Dragon Ball e gêneros como robô real, ópera espacial e cyberpunk.’’ (WIKIPEDIA,2022).

“E também o filme Akira que bateu recordes em 1988 para os custos de produção de um filme de anime e se tornou um sucesso internacional. Mais tarde, em 2004, os mesmos criadores produziram Steamboy, que assumiu como o filme de anime mais caro. A Viagem de Chihiro dividiu o primeiro prêmio no Festival Internacional de Cinema de Berlim de 2002 e ganhou o Oscar de Melhor Animação em 2003. E hoje em dia jovens do mundo todo assistem diversos animes.” (WIKIWAND.COM,2022).


Com os animes ganhando cada vez mais fama, seja por conta das suas cenas incríveis, animações ótimas ou histórias marcantes, claro que tem aqueles que se tornam conhecidos por cenas engraçadas, às vezes por histórias macabras ou por serem apenas ruins mesmo, alguma vez na vida você já ouviu falar ou já viu um anime, mais você nunca havia escutado sua história ou sua trajetória até a TV, ou o motivo de serem tão amados por alguns, e agora você pode entender um pouco mais sobre sua história.

Fontes:

Imagens:

Comentários

Maria Clara Medeiros Ferreira disse…
Olá Luma e Pedro, achei o tema e o texto de vocês bem interessante e o trabalho de vocês bem escrito. Por mais que eu já tivesse ouvido falar de anime, nunca tinha pesquisado sobre, mas o texto de vocês me deixou muito interessada, apesar de não gostar muito de anime, gostei da escrita de vocês, conseguiram chamar minha atenção.
Samuel Firmino disse…
Olá, gostei do tema por se tratar de algo que ainda está na minha vida, comecei a assistir anime faz tempo, lembro de quando eu estava sentado no sofá assistindo Dragon Ball, e me divertindo com as lutas.
Não sabia da origem dos animes e por isso esse texto me chamou à atenção, sua escrita está ótima, consegui entender cada aspecto que vocês colocaram no texto. Acho que vou pesquisar esses animes que vocês deram de exemplo
Unknown disse…
Olá Pedro e Luma. Gostei bastante do seu texto, por se tratar de algo que fez parte da minha infância, lembro como se fosse ontem, eu na casa da minha vó assistindo Dragon Ball e Yu Yu Hakusho, animes que encheram os meus pensamentos de criatividade. Acredito que é um tema legal de se falar, pois muitos tem um pensamento que os animes são só desenhos infantis, algo que está errado, claro que existem animações voltadas a esse público, mas esse universo abrange uma infinidade de possibilidades e gêneros, podendo tratar de assuntos sérios e tensos, como Death Note trata, até a aventuras e amizades como One Piece. Se fosse para me perguntar quais animes eu indicaria para alguém que está começando nesse mundo, eu indicaria HUNTERxHUNTER e Fullmetal Alchemist, pois são histórias muito bem elaboradas e que prendem o público do começo ao fim, não tem um arco que você olha e fale "ah isso só enrolação", os autores realmente se dedicaram muito escrevendo essas narrativas (mesmo o autor de HUNTERxHUNTER ser um preguisoço que ficou em anos de hiato, Yoshihiro Togashi seu d$sgr@ç@ad0). E se você for pirado da cabeça assista One Piece (vulgo um dos melhores animes da história).
Lara Guedes disse…
Por Lara Guedes 9A
Olá, Luma e Pedro!
Primeiramente, gostaria de dizer que adorei o tema de vocês e achei muito atrativo. Decidi comentar sobre por ser um assunto que está presente em meu cotidiano. Lendo o texto de vocês, achei ele completo e explicativo. Descobri informações que não conhecia e tive um maior conhecimento sobre a origem dos animes. Gostaria de complementar que os animes, atualmente, estão ganhando uma maior proporção e muitos jovens do mundo todo estão conhecendo mais sobre. Os animes, não são tão recentes. Porém, estão cada vez se tornando mais populares e prestigiados.

Por Lara Guedes 9A