Pular para o conteúdo principal

A história da banda The Beatles

Por Yasmim,

A trajetória dos Beatles começa alguns anos antes da sua formação, em março de 1957, onde um garoto de 16 anos de idade chamado John Lennon formou uma banda com alguns amigos da escola, quatro meses depois a banda ganhou outro integrante Paul McCartney, com 15 anos de idade; no ano seguinte teve outro novo integrante o guitarrista George Harrison convidado por seu amigo McCartney, foi aceito na banda após impressionar John Lennon. Os três nasceram em Liverpool. McCartney e Harrison tinham muito em comum, ambos eram de famílias de origem irlandesa católica, residiam na mesma região e foram aprovados para estudar no prestigiado Liverpool Institute, se conhecendo no ônibus voltando da escola para seu bairro. Já John Lennon foi criado por uma tia que lhe deu uma criação amorosa e rígida, seus pais ficaram juntos por pouco tempo, e por quase 20 anos John não teve contato com o pai (um marinheiro) ele e McCartney se conheceram num dos shows da banda no dia seis de julho de 1957, junto com Harrison os três formaram uma nova banda e em 1960 Stuart Sutcliffe colega de Lennon na faculdade de arte e design, entrou para o grupo como baixista (talvez alguns de vocês nunca tenha ouvido falar nele, mas ele que propôs o nome, que após adaptações entraria para a história "BEATLES" um trocadilho em inglês com besouro e batida).

A banda realizou suas primeiras apresentações mais sérias, e em agosto de 1960 tornou-se um quinteto com Pit Best na bateria já que o grupo ainda não tinha um baterista fixo. Com essa formação partiram para Hamburgo, na Alemanha, uma das primeiras cenas noturnas europeias na época, para ficarem meses tocando em bares e casas de shows de propriedade de um empresário alemão. Quando o empresário descobriu que os BEATLES haviam se apresentado na casa de um rival ele encerrou o contrato e dedurou a banda para as autoridades já que Harrison mentiu a idade para poder viajar sozinho. Eles foram deportados mas fizeram contatos impactantes suficientes para voltarem a fazer pequenas turnês. Stuart conheceu sua futura noiva na cidade e decidiu ficar em Hamburgo, antes ela cortou o cabelo dos integrantes de acordo com a moda da cidade, o que se tornou outra marca registrada do início dos BEATLES.

Com a saída de Stuart, McCartney assumiu o baixo, eles retornaram a Liverpool e tornaram-se uma das atrações regulares do Cavern Clube conseguindo seu primeiro contrato. Em novembro de 1961 conheceram um dono de lojas de discos chamado Brian Epstein, que se tornou empresário da banda e conseguiu novos e melhores contratos. Estava tudo pronto para o primeiro álbum dos BEATLES que começou a ser gravado em junho de 1962 nos estúdios que hoje são conhecidos como "Ebe Roard".

Profundamente associado aos BEATLES o produtor do álbum Jorge Martins, entretanto, não estava satisfeito com o baterista e em agosto Pit Best foi substituído por Ringo Starr, da mesma idade de John Lennon. Richard Starkey também nasceu em Liverpool teve uma infância complicada passando muito tempo hospitalizado por causa de doenças, isso fez com que ele ficasse para trás em seus estudos. No hospital, ele era incentivado a participar de atividades musicais fazendo com que se apaixonasse pela bateria, após trabalhar em alguns bicos Ringo começou a tocar com bandas da região com uma delas foi para Hamburgo em 1960 onde conheceu os BEATLES, foi ideia de Lennon chamar Ringo para substituir o lugar de Pit Best. Finalmente estava completa a formação da banda, embora o produtor Martin ainda ter insistindo com o outro baterista. Em cinco de outubro de 1962 foi lançado o primeiro single da banda "Love me do" (https://youtu.be/7N9jNflbUWI caso queira ouvir) que chegou no top 20 dos sucessos britânicos, e dois anos depois seguem em primeiro nos Estados Unidos. Foi também o primeiro fruto da parceria de composições entre Lennon e McCartney que rendeu mais de 150 músicas.

The Beatles 

Uma das coisas mais surpreendente dos BEATLES é o enorme impacto cultural que provocaram, fruto de apenas cerca de sete anos e meio de gravações entre o lançamento do primeiro single e o anúncio do fim do grupo. Esse período pode ser dividido em duas fases principais:

A primeira fase, da beatlemania, foi marcada por um som de rock pop quando o grupo se tornou um fenômeno mundial ao ponto de John Lennon dizer em Março de 1966 que a banda era mais famosa do que Jesus Cristo, o que rendeu muitos processos de religiosos. Entre outubro de 1962 e agosto de 1966 os BEATLES lançaram sete álbuns e 13 singles no Reino Unido, mais edições dos álbuns e singles para outros mercados, como os Estados Unidos. Todos os álbuns lideraram as paradas e o recorde de vendas do Single "She Loves you" de 1963, que durou 15 anos. Nesse mesmo ano os BEATLES realizaram sua terceira turnê nacional com Roy Orbison como atração principal, a pressão do público fez com que os BEATLES fossem promovidos para a última apresentação das noites. Em 1964 realizaram sua primeira turnê nos Estados Unidos, com as famosas cenas em que as multidões recebiam os músicos nos aeroportos. Ao se apresentarem ao vivo na televisão quebraram um recorde de audiência e o sucesso dos BEATLES iniciou a chamada invasão britânica, com várias turnês de grupos britânicos e também motivando diversas bandas inspiradas nos BEATLES.

A segunda fase é iniciada com o álbum "Sargent Pepper's Lonely Hearts Club Band" de novembro de 1966. Foi marcada por abordar experiências no som da banda, muitas vezes chamadas de maneira simplista ou até pejorativamente de fase hip ou alguma coisa do tipo, já que a banda passou 11 meses em um retiro na Índia quando o Harrison aprendeu a tocar cítara com Ravi Shankar um dos principais músicos da história indiana e também pai da Nora Johns. Nessa fase o grupo lançou 5 álbuns de estúdio, mais a trilha sonora do "Mystery Tour" dessa fase que deu algumas imagens icônicas da banda, como o submarino amarelo e o álbum "Ever Hold" cuja arte de capa consiste de uma fotografia da banda atravessando a rua em frente aos estúdios de gravação. Também nesse período, em 1968, os BEATLES fundaram a própria gravadora após a morte de Brian Epstein, décadas depois o nome da gravadora viraria disputa na justiça.

O ano de 1968 também foi marcado pelo início de tensões dentro da banda. A própria substituição de Epstein acabou sendo tema de disputa, assim como locais de gravação, as possibilidades de seguir em carreira solo ao menos por um tempo, e quantas composições de cada músico deveriam estar no próximo álbum da banda. Eles ainda não sabiam mas a apresentação que fizeram no topo do prédio da gravadora em 30 de janeiro de 1969 seria a última dos BEATLES. No dia 20 de setembro daquele ano Lennon avisou os outros integrantes que sairia da banda mas McCartney se antecipou e foi o primeiro que anunciou publicamente a sua saída.

No dia 8 de maio de 1970 o último álbum dos BEATLES foi lançado, Lennon e McCartney travaram uma disputa judicial por 4 anos ainda. Na década de 1970 os agora ex BEATLES realizaram parcerias musicais, mas em 8 de dezembro de 1980 Lennon foi assassinado em Nova York e o sonho de uma reunião da banda acabou. Em 2001 George Harrison faleceu devido a um câncer, Ringo e McCartney além de terem se apresentado juntos nesse tempo voltaram ao estúdio em 2020.

Richard Starkey e James Paul McCartney

Integrantes:

•John Lennon era um dos vocais e tocava guitarra , piano e harmônica. Ele nasceu 09/10/1940 em Nova Iorque e faleceu 08/12/1980 (40 anos) em Nova Iorque EUA, deixando dois filhos: o primeiro, Julian com 57 anos, é o mais novo é Sean, com 47 anos.

•James Paul McCartney conhecido só como Paul McCartney é o outro vocal e toca baixo, violão guitarra, piano, bateria, ukulele, mellotron, bandolim e trompete. Ele nasceu 18/06/1942 Liverpool, Inglaterra (80 anos) e ainda está vivo, ele também tem 5 filhos que são: Mary McCartney com 53 anos, Heather McCartney com 53 anos, Stella McCartney com 51, anos, James McCartney com 45 anos, Beatrice McCartney com 18 anos.

•George Harrison é o outro vocal mas tocava guitarra. Ele nasceu 25/02/1943 em Liverpool, Inglaterra e faleceu 29/11/2001 (58 anos) em Los Angeles, Califórnia, deixando seu filho Dhani Harrison que atualmente tem (44 anos).

•Richard Starkey Conhecido como Ringo Starr e o outro vocal e toca bateria. Ele nasceu 07/07/1940 em Liverpool, Merseyside e ainda está vivo com 82 anos, e tem 3 filhos que são: Zak Starkey com 57 anos, Jason Starkey com 55 anos, Lee Starkey com 51 anos.

Fontes:
https:///wiki/Lista_de_membros_dos_The_Beatles
http:///sandbox/p/4GTpXvQj3_4,/livros/the-beatles-historia-discografia-fotos-e-documentos

Créditos das imagens:
https://images.app.goo.gl/bCwZRY6Tf9CBqFRz8
https://images.app.goo.gl/1pqV2QeKqsSzMVqE8

Comentários

Letícia Gomes Portela disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Letícia Gomes Portela disse…
Olá Yasmim, o assunto em que você resolveu escrever me interessa muito, é tão triste saber que está banda já não é mais a mesma e que um dos principais fundadores morreu,  eu fico tão decepcionada com isso. Mas enfim, está muito legal seu texto, bem completo, gostei que você contou a história de cada um desde o início, tanto pra quem iniciou a banda até quem entrou depois e eu não imaginava que eles tinham tantas músicas assim. Tirou todas as dúvidas que tinha sobre essa banda, tanto que me surpreendi que todos os integrantes tem filhos, achei legal que vc botou fotos deles e o link da música que você deixou ao longo do texto isso ajuda a ter uma clareza maior sobre, eu acho que seria bem interessante se você tivesse colocado mais uma música para acessar no YouTube mas é só uma sugestão.  Eu adorei mesmo, e claramente posso dizer que matou minha curiosidade, muito obrigada por disponibilizar um texto desse gênero. De: Leticia Gomes Portela 8°C
Sofia Gaia Bouvier disse…
Olá, gostei muito do seu blog, achei informativo e interessante. Nunca tinha ido além para saber mais, porque eu não tinha interesse, mas gostei bastante da história deles bem explicada. Gostei do jeito que as palavras foram executadas nos textos. O blog é grande pra mim dava uma preguiça de ler mas me interessei pelo assunto então gostei bastante. Parabéns pelo blog, acho que tudo que tinha que ser dito nele está nele.
Anna Carolina 9C disse…
Yasmim, parabéns pelo trabalho bem completo e cheio de informações. Amo os Beatles, mas nunca fui atrás da história deles. O jeito que você conta o começo da banda, como eles viraram aqueles ícones com aqueles cabelos e tudo mais, muito interessante. Adorei o jeito que você falou de muitos dos singles deles, contando a história de como eles se criaram.

Parabéns e obrigada por essas informações
Oi Yasmim, adorei o seu blog, assim como qualquer pessoa eu já conhecia os Beatles, mas nunca tinha parado para ler sobre sua história. Achei o seu texto muito bem explicado e bem informativo.
Ana Clara Theodorico.
Anônimo disse…
Belo tema, muito criativo. É difícil achar algum texto que realmente me prenda, ele está muito bem escrito, explica certinho a trajetória deles, suas informações pessoais, fases, experiências... O texto apesar de ser grande, na minha opinião teve informações necessárias para as pessoas que não os conhecem. De acordo com o "roteiro" do trabalho não senti falta de nada, fontes, imagens, referências, foi fácil realizar a leitura, a única coisa que me incomodou foi um pouco de desorganização do trabalho, mas de resto eu achei muito bom, parabéns.
-Bruna 9C
Anônimo disse…
Yasmim, gostei muito do seu texto, ele ficou bem explicativo e fácil de entender. Eu gostei bastante do assunto que você escolheu trazer, por que além de gostar muito de música, eu nunca tinha lido a história dos Beatles. Por isso adorei o tema que você trouxe, como alguém que não conhecia a história deles completa eu consegui compreender completamente tudo que você escreveu e agora sim sei sobre a história deles. Eu não conheço tanto músicas e bandas internacionais, prefiro músicos nacionais. Porque querendo ou não é a nossa cultura, talvez por isso eu nunca tenha procurado saber a história dos Beatles. Por gostar muito de música e sempre procurar saber mais sobre os músicos que eu conheço, conheço a história de várias bandas e músicos daqui e graças ao seu texto agora sei mais sobre uma das bandas mais famosas do mundo. Parabéns ficou muito bom!

Helena Knaut 9c
Amabili disse…
Yasmim, gostei muito do seu texto. Confesso que não conheço muito sobre os Beatles, mas achei interessante toda sua história. Você escreveu muito bem, estava tudo bem completo, senti falta de talvez algumas outras informações sobre a banda, mas acho que foi apenas minha curiosidade, quem sabe eu encontre em outros sites... Obrigada por compartilhar, parabéns!
Unknown disse…
Oi Yasmin, parabéns pelo texto! Muito interessante trazer a história de uma banda que marcou muito a última geração e que de certa ficou marcada na história da indústria musical, escolhi seu texto justamente por ter uma certa ligação com o meu texto que fala sobre a origem da guitarra e sua popularização, já que música é um assunto que me interessa muito.
Parabéns por desenvolver o texto super bem e saber explicar de forma detalhada e dinâmica a história dessa banda tão conhecida, adorei que trouxe também a origem do nome que é um trocadilho muito legal e que poucos sabem disso (inclusive fiquei sabendo por conta do seu texto) não sou fã dos Beatles mas ler esse texto foi muito interessante!
Anônimo disse…
Olá Yasmin, gostei muito do seu texto. Achei interessante esse tema, pois não sei muito sobre a banda e também não escuto eles,mas já vi várias vezes aquela foto famosa deles em uma faixa de pedestre em Londres.Achei legal você ter falado dos integrantes no final do texto, só acho que você deveria ter falado um pouco mais sobre o assassinato de Lennon, fiquei um pouco curiosa sobre o assunto. Seu texto está muito bom, gostei que você contou desde do início da banda até o final. A história dos Beatles é incrível, uma pena que a banda não existe mais.
Rafaela Mafra disse…
Olá Yasmin, gostei muito do seu texto. Achei interessante esse tema, pois não sei muito sobre a banda e também não escuto eles,mas já vi várias vezes aquela foto famosa deles em uma faixa de pedestre em Londres.Achei legal você ter falado dos integrantes no final do texto, só acho que você deveria ter falado um pouco mais sobre o assassinato de Lennon, fiquei um pouco curiosa sobre o assunto. Seu texto está muito bom, gostei que você contou desde do início da banda até o final. A história dos Beatles é incrível, uma pena que a banda não existe mais.
Mateus Silva de Mattos disse…
Achei interessante o texto pois só ouvi falar da banda mas nunca ouvi a música deles,nem sobre a história deles e fiquei impressionado que um deles foi assassinado mas em geral o texto tava bem feito e construído