Pular para o conteúdo principal

Por que ler Kafka?


Por Manoella,

No aniversário de 59 anos da minha mãe, a única coisa que se passava na televisão era o filme “O Processo'', lançado em 1962. Possuindo uma história angustiante, um homem recebe a notícia de que está preso, porém, não sabe o motivo. Quando eu perguntei qual era o sentido dessa opressão feita perante ao personagem, meu avô simplesmente respondeu “isso é Kafka”. Esse nome ficou na minha mente durante dias, e eu acho que o meu avô percebeu isso, porque duas semanas depois ele me entregou o livro “A Metamorfose".

A Metamorfose conta a história de um sujeito, Gregor Samsa que um dia acordou transformado em um inseto. A primeira coisa que nós pensamos é uma barata, mas o livro não diz isso, só tem muitas pernas e solta uma gosma nojenta. Inclusive, o começo do livro é muito famoso, começa assim:

“Quando­ certa­ manhã­ Gregor­ Samsa­ acordou­ de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama meta­morfoseado num inseto monstruoso.”

E a primeira coisa que Gregor pensa é “não posso faltar ao trabalho", querendo viver a vida normalmente, mas agora é impossível - já que ele virou um inseto gigante. Ele sustentava a família, que no começo tentava ajudar ele. Mas depois de um tempo, eles começam a olhar para Gregor com nojo, como se fosse um intruso. Ficava cada vez mais escondido, no quarto dele, que inclusive virou um depósito para colocar os móveis velhos da casa. E o filho que normalmente sustentava todo mundo, agora era visto como alguém que só atrapalha. O livro pode ser lido de diversas formas, é um livro atemporal, com diversas interpretações. E sempre será um clássico.
Franz Kafka é conhecido pelos seus enredos confusos, que se sustentam em absurdos, no qual o leitor é encarregado de pouco a pouco revelar os propósitos da trama; mesmo que a narrativa seja de insensatos as obras de Kafka ainda apontam uma absoluta naturalidade. Mas qual é o conceito que Kafka usa para apontar essa naturalidade? Kafka tem sua própria atmosfera, seu próprio conceito. Afinal, ele é a origem do termo “Kafkiano”, que significa ilógico, confuso ou absurdo.

Mas afinal, quem é Franz Kafka? Nascido em três de julho de 1883, foi um escritor tcheco, nasceu em Praga. Porém, escreveu todas as suas obras em alemão, o que faz dele uma literatura alemã sendo um dos principais escritores da Literatura moderna. Embora, seja claramente um grande artista, não teve muito reconhecimento quando ainda estava vivo. Cresceu sob a influência da cultura judaica. Sua infância e adolescência foram marcadas pela figura dominadora do pai. Estudou direito na Universidade de Praga, onde conheceu seu amigo Max Brod, que mais tarde publicaria as obras de Kafka. Tendo uma educação severa recebida de seu pai, Kafka era uma pessoa rebelde que se isolava com facilidade. Comportamentos que influenciam as suas obras.

Algo muito presente em suas obras, é o medo, todos seus personagens tem uma angústia dentro de si, possuindo um medo que nem eles podem explicar a origem ou a causa de seu medo. Podemos dizer, que são seu próprio reflexo, e isso é algo que podemos ver no livro “Descrição de Uma Luta”, publicado em 1909, quando Kafka manifestou se uma perturbadora narrativa de solidão, que o nunca abandonaria.

Os últimos anos de Kafka foram trágicos, e em 1917 ele se afastou do trabalho por causa da doença tuberculose. Em 1922, ele saiu definitivamente do trabalho, e passou a frequentar os sanatórios. E em 1924, Franz Kafka morreu, em Viena, com apenas 41 anos.

E por que ler Kafka? Kafka nos faz sentir, com uma intensidade, é até um absurdo, é trágico. Todas as suas obras são surreais, ele consegue fazer um equilíbrio perfeito de realismo e lucidez com uma pitada forte de sarcasmo, sendo fiel ao retrato do ser humano na sociedade moderna. O ser humano em suas obras é um ser frágil em comparação ao o espaço que esse ser está, onde é tudo muito urbano e enorme. O autor quer que você faça essa comparação. Suas obras são independentes, possui uma forte característica de individualismo, quero chegar no seu próprio núcleo de solidão.

E a minha recomendação é você ler o livro “O castelo”, publicado em 1926. Eu particularmente fico triste que esse livro não é tão famoso quanto outros livros do autor, como O Processo ou Carta ao Pai. E talvez seja porque é um livro incompleto. Mas, isso não tira o peso que esse livro tem, eu acho que eu não me senti tão claustrofóbica ou agoniada lendo um livro como este. E esse livro cumpre muito bem o papel do que seria um livro do Kafka, O Castelo é uma "síntese" de todos os pensamentos ou ideias de todos os elementos das outras obras dele. É um livro que faz você passa raiva, já que a toda uma discussão sobre a burocracia (muito bem explorado em O Processo), abstração, entidade e problemas com a família (visto em Carta ao Pai) e a fome (que é um elemento explorado em A Metamorfose). 
E para finalizar, eu deixo uma frase do Franz Kafka.

“Acreditando apaixonadamente em alguma coisa que ainda não existe, nós a criamos. O inexistente é o que não desejamos o suficiente.”

Referências:

Referências das fotos:

Comentários

Luiza flebbe disse…
Eu achei muito interessante e convicente os argumentos para ler o kafka, você deu ótimos argumentos. Eu nem conhecia o livro do Kafka, achei uma ótima ideia você comentar junto sobre o seu acontecimento familiar.Eu achei muito boa sua pesquisa mais eu acho que você poderia escolher imagens que chamassem mais atenção, que ajudaria a entender melhor a história.
Luiza flebbe Santos do 8 ano c
isadora disse…
primeiramente eu elogiar a sua escrita, confesso que antes de ler, eu não estava afim de ler um texto tão grande, mas a fluidez do seu texto me animou muito enquanto eu lia.
Eu simplesmente acho o livro " A metamorfose" agoniante e triste, com o fato do Gregor acordar e perceber que simplesmente tinha virado algo nojento e asqueroso, sendo impedido de viver normalmente, com sua família o achando nojento e o vendo como um peso. Gregor sofreu muito, e sua família não ajudou, só sua irmã foi a única a não desistir dele de primeira, até tentando fazer ele se acostumar com a nova vida. Mas com o tempo a saúde mental dela também ia se cansando, então ela também estava mal, e seu jeito e demonstrar a dor, muitas vezes foi pelo violino, tanto que Gregor sabia exatamente o que ela sentia pela musica e o jeito que ela tocava. Isso foi devastador porque agora até a sua irmã que ele tanto amava preferia vê-lo morto do que continuar convivendo com aquele inseto que ele tinha se transformado.
"metamorfose" é uma história triste com um final infeliz.
-Isadora 9°c
Cecília Coradi disse…
Olá Manoella, achei o tema do seu texto muito legal e seu trabalho está bem escrito. Embora já tivesse ouvido falar em Kafka, nunca havia pesquisado sobre ele ou suas obras, mas seu relato me deixou muito interessada, e pretendo me aprofundar mais no assunto pois me parece o tipo de livro que eu gostaria de ler por poder ser interpretado de diversas maneiras. Achei curioso que o inseto que você imaginou ao ler o livro "A Metamorfose" foi uma barata, eu não li a obra, mas quando você descreveu o livro o primeiro inseto que me veio à cabeça foi uma mosca, o que me lembrou do filme "A Mosca" de 1986, onde um cientista chamado Seth Brundle começa a se transformar no inseto após um experimento dar errado.