Pular para o conteúdo principal

Dificuldades dos designs gráficos

Por Gustavo,  


 

O que é design gráfico?

O arranjo estético-formal de elementos textuais e não textuais em uma peça gráfica é referido como design de comunicação. É a área de conhecimento e prática específica relacionada à comunicação por meio de arranjos visuais. O design de comunicação usa técnicas formais para comunicar visualmente uma ideia, conceito ou mensagem. A partir do século XXI, o design gráfico começou a trabalhar também em conjunto com a mídia digital. Isso levou à criação de sites, software e outros projetos digitais. O design gráfico também desempenhou um papel fundamental na formação da comunicação impressa. E, por isso, ainda pode ser considerado um componente vital na comunicação.


Como é o mercado de trabalho para quem faz Design Gráfico?

O surgimento de novas mídias e a crescente necessidade das empresas em fortalecer suas marcas contribuem para o aumento da oferta de trabalho do designer gráfico.

Como muitas empresas operam de forma restritiva, a digitalização dos serviços tem sido de extrema importância.

E para isso é muito necessária a presença de uma pessoa competente na área de design gráfico, seja distribuição off-line como folhetos, flyers, cartões, outdoors, anúncios em jornais e revistas, etc. - ou mídia online, por meio das redes sociais. Redes, sites, etc.

Esse profissional também pode atuar como freelancer ou seguir carreira acadêmica ministrando cursos para cursos técnicos e faculdades. Tudo depende de suas habilidades e do que você mais gosta.


Quais países que tem mais vagas para trabalhar?

O trabalho tem muitas oportunidades em vários países, mas onde que tem mais vagas é no America do Norte e Europa, mas nos outros países tem, principalmente nos desenvolvidos, e também nos subdesenvolvidos, mas com uma demanda meno.

Existem grandes empresas do designer?

Existe sim! Citarei uma, mas existem diversas empresas espalhadas pelo mundo.


Meta Design;

A MetaDesign foi fundada em 1979 por Dieter Heil, Florian Fischer e Erik Spiekermann. É a maior agência alemã de design corporativo, comunicação visual e identidade corporativa. Seus escritórios estão localizados em Berlim, São Francisco e Zurique.


Quais dificuldades?

Um profissional de design gráfico enfrenta dificuldades e desafios todos os dias, seja em uma agência de publicidade ou em um departamento de marketing designado para um cliente. 

 Por serem vistos como criadores da indústria, alguns outros colegas da indústria assumem ser mais fácil para eles fazer algo mais divertido do que uma atividade mais sistemática e tradicional. Embora gostem muito de seu trabalho, os designers gráficos nem sempre têm um mar de rosas. São muitas as dificuldades do dia a dia que podemos perceber ao longo do texto. 

 Quando o criativo recebe uma instrução, depois de tantas leituras, o profissional já desenha pensando em todo o arranjo e só falta passar para a ferramenta. É sempre bom estar atento às tendências do mercado e também do projeto, para que o resultado seja magistral como o cliente deseja. Mas se você é designer, sabe que nem sempre são flores e que existem várias dificuldades pelo caminho. 

 Como qualquer outra área, a profissão de designer gráfico também é subestimada. Devido à informalidade e falta de profissionalismo das pessoas, opta-se pelo baixo preço dos serviços oferecidos ao invés de um atendimento mais qualificado. Existem até empresas que apoiam essa prática. 

 Um designer gráfico precisa entender muitos aspectos do design além de apenas software de computador. Isso inclui entender a teoria por trás disso e entender como apresentar seus designs de maneira relevante no mercado.

 Declarações como “O Photoshop não tem este botão?” ou “Você aceita trocas?” frequentemente aparecem em anúncios. As pessoas usam essas perguntas para ganhar dinheiro, empurrando recursos desnecessários do produto. Práticas enganosas e falta de honestidade são comuns entre designers. Uma maneira de fazer com que alguém responda com clareza é perguntar se eles oferecem descontos se seu trabalho parecer fácil do lado de fora.

 Os profissionais criativos nunca devem desistir de defender sua arte, apesar de sua impopularidade. Apesar de seu status, o medo do público impede muitas pessoas de defender as coisas. A frustração com o trabalho é um sentimento terrível - mas algumas pessoas optam por ignorar isso e continuar defendendo sua arte de qualquer maneira.

 Considere que, apesar do pedido, você é um designer, alguém que realmente tem experiência e conhecimento para assumir seu próximo projeto. Explique calma e brevemente por que você tomou a decisão e qual a melhor forma de implementar o projeto.


Referências:

https://designersbrasileiros.com.br/o-designer-grafico-e-desvalorizado-no-brasil/

https://www.t8f.com.br/design-grafico-as-dificuldades-da-profissao/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Design_gr%C3%A1fico

https://www.guiadacarreira.com.br/blog/design-grafico

Créditos das Imagens:

https://www.graficariomega.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/10/design-1.jpg

https://s2.glbimg.com/mRq1XukGZF_ACmSsVjkC2epcCVs=/0x0:2121x1414/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/m/D/DFYKn5QbSfiHCv21vUTA/foto-1-destaque-g1-unifor-design-grafico-e-digital.jpg


Comentários

Unknown disse…
DENNAN:
Sinceramente esse post está muito bom, muito bem explicado. Entendi perfeitamente o que é design gráfico, pra mim era só uns desenhos sem sentido. Mas esse post me fez entender que é algo muito importante para o marketing digital e para a internet em geral. Tenho uma sugestão, onde você poderia postar mais exemplos de grandes empresas e pequenos projetos.