Pular para o conteúdo principal

A problemática do Grammy

Por Marianny e Rafaella,

Você sabe quais são os principais prêmios anuais de entretenimento norte-americanos? Tratam-se de premiações que mais atraem audiências ao redor do mundo como o Oscar, Grammy, VMA, Tony, Emmy e é sobre uma delas que vamos escrever sobre.

O Grammy (Gramophone Awards sendo o nome completo) é uma cerimônia de premiação que presenteia anualmente os profissionais da música - com o prêmio Grammy, se trata de evento que presenteia e reconhece todo o trabalho duro dos artistas e também acaba provendo suporte e visibilidade. Sendo a primeira cerimônia em 4 de maio de 1959.

Mas então quais problemáticas o Grammy traz?

A falta representatividade, pouca diversidade, corrupção e falta de transparências, favoritismo são apontados como problemas por celebridades ao falarem do tão prestigiado evento, muitos dos artistas que participam do próprio não tiveram medo de apontar, expor ou criticar a academia e pedir por mudanças – como Zayn Malik, The Weeknd, Halsey, Drake, Nicki Minaj, Justin Bieber e muitos outros artistas. As denúncias chegaram a passar por tópicos ainda mais problemáticos para o evento, como racismo e xenofobia, por exemplo, denúncias de Nick Minaj e BTS que já ocupam lugares e pautas sobre esses assuntos na internet. A artista negra - Nick Minaj se juntou ao coro de pessoas nas redes sociais apontando questões raciais como um problema do evento:

"Nunca se esqueçam que o Grammy não me deu o prêmio de Artista Revelação quando eu tinha 7 músicas simultaneamente nas paradas da Billboard e a melhor semana de lançamento que qualquer mulher rapper em uma década, o que inspirou uma geração. Eles deram para o homem branco Bon Iver" (ENTRETENIMENTOR7, 2021)

A rapper trinidiana foi indicada 10 vezes ao Grammy, mas nunca levou uma estatueta para casa, os fãs já tem há tempos reclamado sobre as injustiças que a artistas tem que passar.

Até mesmo o cantor canadense Justin Bieber se mostrou descontente com o Grammy 2021, mesmo recebendo quatro indicações ao prêmio deste ano, Zayn Malik, cantor e ex-integrante da banda One Direction levantou o assunto corrupção na premiação, em suas redes sociais, ele desabafou:

"F***-se o Grammy e todos os seus associados. A menos que você aperte mãos e mande presentes, não há consideração para indicações. No ano que vem eu enviarei uma cesta de guloseimas” (ENTRETENIMENTOR7, 2021)

É triste que até em eventos culturais as pessoas tenham que passar por isso. Em pleno século XXI em casos como esses as mudanças ainda são difíceis de conquistar, mesmo com tantas manifestações e lutas por direitos, igualdades e minimamente a chance de ganhar um reconhecimento do que você trabalhou por toda sua vida é o básico que um ser humano pode ter, as mudanças ainda são esperadas e cobradas.

É bem óbvio que há preferência e exclusão no que se trata de artistas menores e novos no mundo musical, além das problemáticas das indicações, que são concedidas para artistas que já foram indicados uma ou várias vezes.

A xenofobia no evento também é claramente aparente, onde o Grammy parece só ter interesse em premiar os não considerados ''não-américas" e a visibilidade é trazer os grupos 'diversos' - Asiáticos, Latinos e pessoas consideradas minorias como presentes mas as indicações e contribuições são inexistentes pra esses grupos.

Referências:

Créditos das imagens:
https://images.app.goo.gl/ozKa7E7B1ntw7y238

Comentários