Pular para o conteúdo principal

Ser Diferente ou Ser Igual?*

Por Giulia Platt Maffezzolli

Ser diferente é ser único. Ser igual é seguir a moda. Queiramos ou não, todos temos algo em comum com os outros, e algo diferente também.

Ser diferente é usar uma roupa que mais ninguém usa, que você pegou do armário da sua avó. É ouvir uma música de uma banda que ninguém nunca ouviu falar. É gostar daquela comida que todos os seus amigos odeiam. Ser diferente é rir naquele momento em que todos estão sérios, só pra morrer de vergonha depois.

Ser igual é usar a mesma marca de tênis que todos, só porque está na moda. É usar a mesma roupa que os seus amigos. Ser igual é comprar sem necessidade, só para mostrar que tem.

Ser jovem é ser diferente. É ser diferente das crianças e dos adultos. Mas é as vezes ter um ataque de infantilidade e lembrar com saudade dos tempos de criança, quando não tinha nenhuma preocupação na vida além de brincar, comer e dormir. Ser jovem é complicado. É ter horas para fazer os deveres, mas gastar esse tempo no computador, só para se desesperar depois e entregar um trabalho horrível de última hora. É não saber mais o que fazer com a vida depois que se apaixona por alguém que nem liga para você. Ser jovem é rir naquele momento extremamente trágico ou sangrento do filme, quando todos estão chorando ou com os olhos fechados de medo.


 Afinal, o que é ser jovem? É ser diferente ou ser igual? Para mim, é viver em um mundo próprio, com as suas fantasias, onde ninguém mais pode entrar. Ser jovem é ser você mesmo.


*Atividade de crônica produzida como atividade de Língua Portuguesa, com orientação da Prof. Lisiane Vandresen.

Crédito da imagem:

Comentários

Eu gostei do texto por que tudo que foi sitado é verdade. E algumas dessas coisas pra mim eu gosto de faze, por exemplo lembrar de quando era criança sem se preocupar com nada de muito serio.
Beatriz P disse…
Giulia sua crônica ficou apaixonante. Você conseguiu reunir grande parte dos sentimentos comuns aos adolescentes.
Até breve,
Beatriz
• Lukinhas • disse…
Achei o texto ótimo, fala sobre o que e a realidade de hoje muito bem, fala muito bem de Diferente ou igual, parabéns Giulia
Julia V disse…
Concordo, ser diferente é ser você.
Julia Góes disse…
Gostei muito Giulia, parabéns. Achei mais interessante por vc escrever quando nem é seu trimestre!! Empenhada da turma
Anônimo disse…
por lesliane

nossa giulia sua crônica ficou tão tocante
muito boa!
parabéns!
Anônimo disse…
Muito boa sua crônica Giulia, eu realmente já parei para pensar se deveria ser igual ou diferente dos outros adolescentes, e cheguei a conclusão que devo ser diferente, por mais que talvez não seja aceita por muitos em algumas situações, o bacana na convivência são as diferenças que temos um dos outros, só assim poderemos ensinar e aprender coisas novas. Por Aline Iaczinski
Anônimo disse…
gostei bastante do seu texto e acho que isso que vc escreveu é bem a verdade. Pedro Bobsin
Anônimo disse…
Por Mariana Endler
òtima cronica Giulia! Bem realista e bem trabalhada!
natalia disse…
Gostei do texto, bem elaborado , ao ler esse texto percebi que algumas coisas citadas são verdade com sempre bom lembrar da infancia sem preocupaçoes importantes ter deveres para fazer e ficar no pc a maior parde do tempo.