Pular para o conteúdo principal

Dia do amigo


                                                                       
por Mila,

Há alguns dias atrás comemoramos o dia do amigo. Mas afinal de contas, da onde surgiu a ideia de comemorar a amizade?

No Brasil, no Uruguai e na Argentina a data escolhida foi 20 de julho, que foi quando o homem chegou à lua. Durante o século XX várias inciativas que incentivavam a valorização da amizade surgiram. Vários países decidiram adotar uma data, onde todos poderiam trocar presentes e se divertir, ou seja, valorizar a amizade entre si.

Mas a iniciativa para o reconhecimento de um dia do amigo que fosse reconhecido internacionalmente surgiu por causa de uma caminhada, que foi a Cruzada Mundial da Amizade. Essa cruzada foi uma campanha para realçar a amizade entre as pessoas, para conseguir uma cultura de paz.  Ela foi realizade pelo médico Ramon Artemio Bracho no Paraguai em 1958. Então foi decidido que no dia 30 de julho seria comemorado o dia do amigo.

Já na Argentina, a data foi criada por Enrique Ernesto Febbraro. Quando o homem chegou a lua, ele enviou diversas cartas para diversos países em vários idiomas com o intuito de criar o dia do amigo. Ele considerava a chegada do homem a lua “um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".

Foi então, no dia 27 de abril de 2011 que a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu a importância do sentimento de amizade entre os seres humanos e decidiram estabelecer a data original, proposta pela Cruzada Mundial da Amizade. Essa iniciativa foi tomada por 43 países incluindo o Brasil.

Foi assim que surgiu o dia do amigo, feliz dia do amigos para todos!

Comentários