Pular para o conteúdo principal

Helena, de Machado de Assis


Por Beatriz Pereira

Por recomendação da Julia Pozzetti (blogueira do dialogos8b.blogspot.com), li pela primeira vez um livro escrito pelo famoso Machado de Assis, chamado Helena.

Achei o livro apaixonante, apesar do português um tanto arcaico. Esse livro conta a história de uma jovem moça, que até o dia da morte de seu pai não sabia que em verdade era uma bastarda. Depois dessa descoberta, Helena é convidada pela família de verdadeiro pai para morar em sua casa. O livro narra a vida dela neste novo lar, sua relação com a nova mãe, seu novo irmão (com quem tinha uma relação um tanto afetuosa), com os escravos, basicamente, de sua nova vida.

Apesar da linguagem um tanto antiga, é bem mais fácil de ler do que James Joyce. A história é cativante, e no final Helena é vista como uma personagem admirável!

Leiam! Eu recomendo! ;)

 
Capas de diferentes publicações
 
Fonte das imagens:

Livro - Helena - Machado de Assis. Disponível em <http://www.americanas.com.br/produto/5757824/livros/literaturanacional/romances/livro-helena>. Acesso em 29 de junho de 2012.

NewPop Editora fecha parceria com studio. Disponível em <http://newpop-editora.com.br/noticia.php?Id=16&Ano=2010>. Acesso em 29 de junho de 2012

Livros – Helena. Disponível em , <http://literaturaparaasobremesa.blogspot.com.br/2010/05/helena-machado-de-assis.html> Acesso em 02 de julho de 2012.

Mercado Livre. Disponível em , <http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426009597-helena-machado-de-assis-_JMAcesso em 02 de julho de 2012.

Comentários

Anônimo disse…
É engraçado, nenhuma Helena dessas capas de livros da imagem que você postou parece com a Helena que eu imaginei

é isso aí bea -
Por Julia olmeca Pozzetti da Lage.
• Lukinhas • disse…
Nossa, muito interessante esse livro, para quem gostar de ler deve ser muito legal, já como n curto ler...
Julia Góes disse…
Nunca tinha visto esses livros! Mas tenho certeza que ainda continuo preferindo os livros da Thalita Rebouças...
Beatriz P disse…
Eu também não tinha imaginado Helena de nenhuma dessas formas, o que é ótimo, pois mostra que a diversidade dentro das características citadas por Machado de Assis no livro é imensa!

Beatriz de Costa Pereira
Franciely disse…
este livro deve ser realmente muito bom,além das pessoas que já leram,é interessante também incentivar elas a lerem,gostei muito , parabéns
Anônimo disse…
Bea para quem gosta de ler este livro deve ser muito bom mas eu particularmente não gosto de ler. Pedro Bobsin
Anônimo disse…
Desculpa, mas permita-me corrigir umas coisinhas... Helena sabia sim que era filha bastarda... Ela não foi "convidada", ela foi morar na casa do Conselheiro, porque estava no testamento dele, portanto ela teria que ir, mesmo com a desaprovação de D. Úrsula, que aliás, não é sua nova mãe, mas uma tia... Obrigada... ^^
Giulia Platt disse…
Bea, com certeza deve ser um livro muito bom, o qual eu não conhecia, mas me deu vontade de ler!