Pular para o conteúdo principal

Por uma vida anti-câncer


Por Franciely Martendal

Por ser um assunto que vem sendo muito falado tanto em jornais quanto em revistas escolhi escrever sobre câncer. Ele é algo muito ruim e tem causado muitas mortes. Perdi um amigo por causa dele. Isto foi muito triste para mim, para toda sua família e as pessoas que o conheciam.

Neste texto falarei um pouco de como o câncer se desenvolve, como evitar e como tratar. Espero que todos vocês leitores gostem do tema que eu escolhi.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

Esta doença tem um período de evolução duradouro, podendo, muitas vezes, levar anos para evoluir até ser descoberta.  Os tumores nascem, aparecem no organismo quando as células começam a crescer de uma forma descontrolada. O tumor desenvolve um conjunto de rede de vasos sanguíneos para se manter.

Esta doença é muito perigosa pois possui grande capacidade de reprodução dentro das células e também porque se reproduz e coloniza facilmente áreas reservadas a outras células.
Existem vários fatores que favorecem o desenvolvimento do câncer. Podemos citar como principais: predisposição genética (casos na família), hábitos alimentares, estilo de vida e condições ambientais. Todos estes fatores aumentam o risco de uma pessoa desenvolver a doença.

Câncer nos pulmões, na boca e na laringe são as principais doenças causadas pelo cigarro. Bebida alcoólica em excesso pode provocar, com o tempo, o aparecimento de câncer na boca. Sol em excesso pode afetar as células e cresce o risco do desenvolvimento desta doença na pele. O câncer de mama tem origens nos distúrbios hormonais e é mais comum nas mulheres. A leucemia (câncer no sangue) é desencadeado pela exposição à radiações.
Determinadas infecções podem desencadear o surgimento de tumores no estômago e no fígado.

A vida estressante, a alimentação inadequada (rica em gorduras, conservantes e pobre em fibras) também estão relacionados a alguns tipos de câncer. O melhor tratamento contra o câncer é evitar o surgimento da doença. Os especialistas aconselham uma vida saudável, uma alimentação natural. Deve-se evitar o fumo e o álcool.
 
A medicina dispõe da radioterapia e de cirurgias para combater a doença.

O vídeo a seguir conta um pouco sobre um homem chamado Servan-Schreiber. Ele teve câncer no cérebro em 1981, quando tinha apenas 31 anos. Achei super bacana! Vale muito a pena assistir e refletir.  Tenha uma vida saudável. Evite o câncer! 



Referências:
<http://www.suapesquisa.com/cancer/> Acessado em 18 de junho de 2012.

Comentários

Anônimo disse…
Franciely, achei seu texto muito interessante. O câncer é algo muito triste não só para aqueles que o tem, mas também para aqueles que convivem com sobreviventes do câncer. Essa semana li um livro de ficção que trata do câncer de forma bem real, e uma coisa que chamou muito minha atenção foi que as pessoas com câncer são alvo da frequente mutação que a muitos anos atrás deram origem a espécie humana.

Beatriz de Costa Pereira
Julia Góes disse…
O câncer é uma doença muito perigosa, é sempre bom se previnir. Não sabia que a bebida alcoólica é uma das causas de câncer de boca! Muito interessante. Bjs
Giulia Platt disse…
Muito interessante o seu texto, Franciely, o Câncer é realmente um problema muito sério, esperamos que a cura seja encontrada logo, já perdi vários parentes para essa doença.
Gostei do assunto, e um bem interessante e que as pessoas querem saber mais.. gostei bastante...
Comentário de Victor Francisco
Anônimo disse…
Nossa Franciely seu texto ficou muito bom realmento; ele fala com muitos detalhes coisa muito importantes sobre o câncer que eu não sabia!
muito interessante!
por Lesliane
Anônimo disse…
gostei bastante do texto da fran e achei um assunto muito legal, o texto dela teve um assunto muito delicado por isso eu gostei Pedro Bobsin
Anônimo disse…
Muito bom o teto.Parabéns!
Anônimo disse…
Por Mariana Endler
Muito bom o texto, é legal conhecermos melhor esta doença cruel que pode deixar marcas permanentes!
zeyni disse…
muito bom seu texto. estou surpreso por saber que a bebidatraz cancer de boca
Anônimo disse…
Achei muito legal,não sabia muita coisa, achei muito importante o texto para prevenir e mostra para as pessoas que é muito importante se prevenir.. Vitória Botelho
Gostei bastante do texto, porque o câncer é uma doença que muitas pessoas tem e nem todo mundo sabe muito sobre este assunto e acabam não se prevenindo..