Por Franciely Martendal
Por ser um assunto que vem sendo muito falado tanto em jornais quanto em revistas escolhi escrever sobre câncer. Ele é algo muito ruim e tem causado muitas mortes. Perdi um amigo por causa dele. Isto foi muito triste para mim, para toda sua família e as pessoas que o conheciam.
Neste texto falarei um pouco de como o câncer se desenvolve, como evitar e como tratar. Espero que todos vocês leitores gostem do tema que eu escolhi.
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Esta doença tem um período de evolução duradouro, podendo, muitas vezes, levar anos para evoluir até ser descoberta. Os tumores nascem, aparecem no organismo quando as células começam a crescer de uma forma descontrolada. O tumor desenvolve um conjunto de rede de vasos sanguíneos para se manter.
Esta doença é muito perigosa pois possui grande capacidade de reprodução dentro das células e também porque se reproduz e coloniza facilmente áreas reservadas a outras células.
Existem vários fatores que favorecem o desenvolvimento do câncer. Podemos citar como principais: predisposição genética (casos na família), hábitos alimentares, estilo de vida e condições ambientais. Todos estes fatores aumentam o risco de uma pessoa desenvolver a doença.
Câncer nos pulmões, na boca e na laringe são as principais doenças causadas pelo cigarro. Bebida alcoólica em excesso pode provocar, com o tempo, o aparecimento de câncer na boca. Sol em excesso pode afetar as células e cresce o risco do desenvolvimento desta doença na pele. O câncer de mama tem origens nos distúrbios hormonais e é mais comum nas mulheres. A leucemia (câncer no sangue) é desencadeado pela exposição à radiações.
Determinadas infecções podem desencadear o surgimento de tumores no estômago e no fígado.
Determinadas infecções podem desencadear o surgimento de tumores no estômago e no fígado.
A vida estressante, a alimentação inadequada (rica em gorduras, conservantes e pobre em fibras) também estão relacionados a alguns tipos de câncer. O melhor tratamento contra o câncer é evitar o surgimento da doença. Os especialistas aconselham uma vida saudável, uma alimentação natural. Deve-se evitar o fumo e o álcool.
A medicina dispõe da radioterapia e de cirurgias para combater a doença.
O vídeo a seguir conta um pouco sobre um homem chamado Servan-Schreiber. Ele teve câncer no cérebro em 1981, quando tinha apenas 31 anos. Achei super bacana! Vale muito a pena assistir e refletir. Tenha uma vida saudável. Evite o câncer!
Referências:
<http://misturaviva.blogspot.com.br/search/label/canc%C3%AAr> Acessado em 18 de junho de 2012.
Comentários
Beatriz de Costa Pereira
Comentário de Victor Francisco
muito interessante!
por Lesliane
Muito bom o texto, é legal conhecermos melhor esta doença cruel que pode deixar marcas permanentes!