Pular para o conteúdo principal

Um pouco sobre os videogames


Por Victor Francisco.
 
Neste texto vou escrever sobre o assunto videogames e de alguns jogos famosos que fizeram história no mundo eletrônico.

No site hypescience fala que o videogame trás benefícios e malefícios para a saúde humana. Ao ficar horas jogando a pessoa pode ter problemas. As pessoas que não sabem das consequências podem acabar viciando. Assim como qualquer outro vício, videogame em excesso faz mal a saúde, como por exemplo, dor de cabeça, sedentarismo, agressividade e até mesmo obesidade.

O videogame começou a ser produzido industrialmente em 1972, quando a Magnavox lançou o Odyssey, o primeiro console de videogame da história, como a cita a dissertação de mestrado da professora Débora da Rocha Gaspar. Desde então o videogame foi mudando de forma e modelos. Durante as últimas décadas ele foi evoluindo com a inclusão de muita tecnologia.

Sobre a importância do uso dos jogos a professora Débora Gaspar, diz que nas “os estudantes que estão concluindo a Educação Básica realizam a leitura de imagem de um jogo eletrônico demonstrando conhecimentos estéticos específicos da linguagem visual, chegando a perceber efeitos de sentido dessas imagens”.

Ela esclarece com as palavras de Paulo Almeida que “um novo rumo para pedagogia moderna foi dado por Pestalozzi [...] na qual o senso de responsabilidade e as normas de cooperação são suficientes para educar as crianças, e o jogo é um fator decisivo que enriquece o senso de responsabilidade e fortifica as normas de cooperação.” (ALMEIDA: 1984, p.17).

O videogame já teve várias gerações e modelos desde o Magnavox Odyssey 100 AO, até os mais avançados como Xbox 360, Playstation 3, Nintendo Wii. Hoje eles podem ser jogados com controles com ou sem fio, e até mesmo com sensores de movimentos. Os mais conhecidos são o Super Nintendo, Nintendo 64, Playstation 1 e 2, entre outros que muitas pessoas conhecem, e/ou já jogaram.

Você sabia que os jogos de antigamente ainda são jogados hoje? Pois sim, é verdade! Você pode não imaginar mas muito do que você joga são os mesmos jogos que teus pais se divertiam no passado. Claro, eles devem estar diferentes com a inclusão de novas tecnologias com os jogos online, sem fio, por sensores etc. Alguns dos jogos que marcaram época foram Super Mario World, Pac-man, Super Star Soccer, Tetris, Atari, Mortal Kombat, Crash, Zelda, Street Fighter, Bomberman, Sonic, Castlevania, Fifa, Pés, GTA, God Of War,Guitar Hero, Call of Duty, World of Warcraft, Resident Evil. Os jogos passaram de fitas, para cartuchos, CDs, e hoje chegam a estar em HD.

 Imagem de vários jogos diferentes

Fiz algumas perguntas para alguns dos meus amigos. A ideia era que eles me respondessem se os jogos de hoje em dia estão mais para entreter ou para educar. Eles responderam achando que é para se divertir e passar o tempo. Perguntei também se eles podiam ser usados para a educação. Eles responderam achando que sim, mas disseram que as pessoas que “fazem” os jogos não pensam muito nisso e que os fazem mesmo é para entreter as pessoas.

E você leitor, o que acha disso?



Referências


ALMEIDA, Paulo Nunes de. Dinâmica lúdica: jogos pedagógicos para escolas de 1.o e 2.o graus. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1984.

ROCHA, Débora Gaspar da. Jogos eletrônicos: entre a escola e a lan house. Dissertação (mestrado em educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007. Disponível em <http://www.tede.ufsc.br/teses/PEED0631-D.pdf> Acessado em 04/06


Acessado em 24/05


Acessado em 24/05

 
Fonte de imagens:


Comentários

Anônimo disse…
Jogos são divertidíssimos, e os "antigos" são absolutamente amáveis pois a violência não é o foco principal! Meu jogo favorito está na lista dos primeiros jogos criados, Zelda, e é um jogo incrivemente adorável, tanto nas versões antigas onde Link é minúsculo quando nas versões novas onde o Link ficou maiorzinho.

Beatriz de Costa Pereira
• Lukinhas • disse…
Achei muito interessante o assunto, pois gosto muito de jogos e videogames, e seu texto aprofundou muito nisso, fala até dos videogames mais usados, modernos e utilizados.
É realmente se viciar em jogar videogame faz mal mesmo como um cara que meu pai falou do Estados Unidos que ele jogava muito gta e acabou fazendo as loucuras do jogo. Esse cara matou muitos policiais.
Anônimo disse…
Gostei muito do assunto Victor, pois me fez lembrar de quando ganhei meu Super Nintendo, que na minha opinião era um dos melhores vídeo games, pena que hoje não seja mais vendido. Gostava muito do jogo Super Mario, que até hoje continua vivo na mente de todos.

Aline Iaczinski
canalhaureo disse…
eu pedro bobsin gostei muito do texto do victor porque eu tenho o ps3 e adoro jogar, mas eu prefiro os jogos de hoje diferente da beatriz que gosto de jogos mais antigos.
Anônimo disse…
Como o Pedro também tenho PS3 e adoro jogos, tanto de Video-games a de computadores.Adoro principalmente jogos antigos,como Mario, Donkey Kong,Monkey Island,mas também gosto dos atuais,e acho que sou um pouco viciado =P

Bryan Martins Lima
Anônimo disse…
por lesliane
gostei muito do seu texto que como vários outros textos está bem informativo e contem informações do tipo de quando o videogame começou a ser produzido industrialmente o que eu não sabia
e que essse é um tema comum e eu também como outros que já comentaram gosto de jogar e até alguns jogos antigos como a bea e eu também sinto falta do super nintendo que eu tinha assim como a aline
e essas são memórias difíceis de se esquecer!
hehe sim sim.. queria mostrar como eram os jogos de antigamente e os de hoje em dia. Cada pessoa gosta de jogar em lugares diferentes.
Hah nossa.. videogame pode fazer bem, e até fazer mal.. e para esse cara fez muito mal mesmo.. tomara que outras pessoas não fazem o mesmo hehe
Nossa Aline bem nessa.. quando ganhei o meu fiquei muito feliz também, e até q um dia eu queimei :S hahah mas para mim era o melhor que tinha, e as crianças de hoje em dia não saberão o que era o Super Nintendo.. =[[
Sim sim, é verdade, na real cada pessoa gosta de jogar jogos de diferentes épocas, para algumas pessoas quanto mais atualizado melhor..