Pular para o conteúdo principal

Marcha das Vadias

Por Beatriz Pereira
 
Dia 26 de maio de 2012 a Marcha das Vadias, também conhecida como Marcha das Vagabundas, aconteceu em Florianópolis e em outras treze cidades do Brasil (mas trata-se de um evento de abrangência mundial).

A mesma começou no Canadá, em janeiro de 2011. O pano de fundo para as manifestações começaram na Escola de Direito Osgode Hall, em Toronto no Canadá, quando um policial ministrava uma palestra sobre segurança para as/os estudantes. Ele sugeriu que as estudantes não deveriam se vestir como “vagabundas” se não queriam ser vítimas de estupro ou abuso sexual. “As mulheres devem evitar vestir-se como vadias, para não se tornarem vítimas de ataques[1].” Semanas depois elas se rebelaram e começaram a Marcha das Vadias.

Aqui em Florianópolis, como no ano passado, a marcha foi repleta de cartazes contra estupro e machismo. Eles eram segurados por homens e mulheres de diversas idades que são a favor do mesmo objetivo: a liberdade e igualdade dos gêneros.


Em muitos casos ao ouvimos falar de abuso sexual, é comum escutarmos que a mulher foi a culpada, pois estava vestida de forma indevida ou estava andando em lugares inapropriados para pessoas tão frágeis. “A marcha das vadias visa eliminar, ou ao menos questionar essa lógica machista e bastante perigosa[2]”, e também tenta mostrar que a mulher também tem autonomia e para se comportar e vestir da forma que quer. Durante a marcha, muitas mulheres se vestiram com roupas curtas, que em geral são ditas como inapropriadas, ou usaram somente o sutiã, para representarem a visão tradicionalista de uma vadia. Várias pessoas seguraram cartazes com a frase “ensinem os homens a não estuprar em vez de ensinarem as mulheres a não serem estupradas”.

O nome Marcha das vadias vem da expressão slut walk, que significa marcha das prostitutas, porém atualmente o termo vadia é usado por muitos homens para se referirem as mulheres, porém grande parte das feministas que apoiam a marcha concorda que o termo vadia está passando por transformações, e que “se ser livre é ser vadia, somos todas vadias!

O que você acha disso? Na sua opinião, de onde vêm essa forma machista de pensar? Você acha que esse tipo de movimento tem seu devido lugar na mídia? Você acha que a mídia tem orgulho em divulgar que mulheres (e homens) estão andando pela cidade (em parte com roupas “inapropriadas) lutando pela igualdade dos sexos?

Fontes:
Marcha das Vadias Brasília, DF. Disponível em <http://marchadasvadiasdf.wordpress.com/>. Acesso em 28 de maio de 2012.

Créditos da  imagem:
http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2012/05/protesto-contra-violencia-sexual-e-de-genero-e-realizado-em-florianopolis-3771200.htmlAcesso em 28 de maio de 2012.

Comentários

Esta marcha foi muito bem feita, pois todos devemos lutar por nossos direitos independente de nossos sexos. Acho que está forma de pensar vem a muito tempo quando mulheres não podiam trabalhar, votar ou sequer ter opnião própria e quando conseguiram ter sua independência isso talvez tenha se "voltado contra os homens" que como as mulheres, também podem sofrer com o machismo. Também considero que a mídia deveria abordar mais este assunto já que tem tanta repercussão e é tão polêmico.
Anônimo disse…
cara eu nem sou dessa turma mas achei teu texto tão legal, quer dizer o assunto é ótimo!

julia PoPo 8B
Julia V disse…
Achei o texto muito legal, por que vi os cartazes espalhados pela UFSC, e não sabia o significado mas agora sei.
Julia Vicente 8ª serie C.
Franciely disse…
Achei muito interessante este tema,pois não é porque a mulher usa roupa curta,que ela é uma vadia,é o jeito dela de se vestir e todos tem que respeitar seu ''estilo'',muitas vezes tem pessoas que não vestem roupas curtas mais são mais ''safadas'' que uma que usa roupa curta,na minha opinião.Gostei muito deste tema
Julia Góes disse…
Gostei muito bea, inclusive meu debate de sociologia será sobre a marcha das vadias!! Muito bom e certo o que elas fazem todos tem que ter os mesmos direitos!! Bjs
• Lukinhas • disse…
Achei muito interessante esse texto bea, nunca tinha ouvido sobre essa marcha, agora ja sei bastante coisa sobre isso.
Anônimo disse…
Por Mariana Endler

Achei muito interessante seu texto e concordo com a marcha, devemos lutar pela igualdade dos sexos, pois como diz o texto não são as mulheres que devem ser ensinadas a não serem estupradas, mas sim os homens deveriam ser ensinados a não estuprar!
canalhaureo disse…
eu acho que as "vadias" estão certas em fazer isto porque aquele policial era muito machista mas eu acho que fica doidinho com uma mulher de mini-saia na rua.
pedro bobsin de moraes
Anônimo disse…
Nunca tinha ouvido falar sobre essa marcha,agora fiquei sabendo e está certo, se quer conseguir algo nesse mundo tem que lutar!

Bryan Martins Lima
Julia Góes disse…
E mas uma vez, Pedro bizarro!
Giulia Platt disse…
Com certeza todas as mulheres tem que se unir e lutar pelos seus direitos, para acabar com o machismo absurdo que existe nos dias de hoje!