Olá internautas, está iniciando o 3º trimestre no qual uma nova equipe de criação irá atualizar o blog. Pretendemos toda semana estar com novos textos, imagens, entre outros, para vocês ficarem atualizados. Nosso tema de abertura é a viagem de estudos para Minas Gerais, que ocorreu agora no final de agosto e começo de setembro.
Passamos por quatro cidades, Tiradentes, São João del Rei, Ouro Preto e Mariana, cidades pequenas e aconchegantes. Enquanto você caminha pelas ruas dessas cidades tem a impressão que voltou ao seculo XVIII, pois as fachadas, ruas e lampiões estão preservadas ainda hoje.
No século XVIII ocorreu o período da exploração do ouro no Brasil, mas especificamente em Minas Gerais. Isso gerou um grande aumento populacional nestas cidades. O garimpo atraia pessoas de todas as partes buscando enriquecimento pessoal rápido, porém a busca do ouro era uma atividade muito cara, pois exigia grande investimento em equipamentos e mão-de-obra escrava que provinha da África.
Em Minas Gerais existem várias igrejas, todas elas são muito bonitas, pela quantidade de ouro. Mas não são todas que tem tanto ouro assim, pois teve uma época de decadência, e também pelo fato de umas serem de brancos e outras de negros.
No final do século XVII, as exportações de açúcar brasileiro começaram a diminuir. Esta crise colocou Portugal numa situação de buscar novas fontes de renda, e com isso os bandeirantes começaram a encontrar ouro em vários lugares, que se tornaram cidades de Minas Gerais. Portugal viu nesta atividade uma nova fonte de renda.
Ápos muito tempo de extração de ouro e cobranças abusivas de impostos, um grupo de 17 pessoas, algumas por motivo de dívidas outras pelo sonho da independência, começaram um movimento para derrubar a coroa portuguesa. Esse movimento, cujo nome foi Inconfidência, não durou muito pois o grupo foi delatado por um dos integrantes, Joaquim Silvério dos Reis. A grande maioria dos inconfidentes foram presos ou enviados para a África. Tiradentes, foi o único morto, pois foi declarado o líder e era o mais pobre dos integrantes. Ele foi enforcado e esquartejado e partes de seu corpo foi exposto em praça pública.
Mas enfim, com os inconfidentes, com diversos homens da história que se revoltaram em ajuda ao povo (como Filipe dos Santos, e Joaquim José da Silva Xavier), foi se acabando aquele período. E começando a atualidade das Minas Gerais.
Ouro Preto, Tiradentes, Mariana... Cidades onde a exploração de ouro foi mais intensa, por conter uma quantidade mais abundante de ouro. Cidades que hoje invertem o caminho da riqueza ,buscando no turismo histórico seu lugar no Brasil moderno ,muito diferente do que já foi possível testemunhar.
Bom pessoal, essa foi o nosso post de apresentação, espero que tenham gostado porque vai ser essa equipe que vai escrever para vocês até o resto do trimestre.
Comentários