Pular para o conteúdo principal

“NÃO QUERO TCHU, NÃO QUERO TCHA, EU QUERO PRÉ-VESTIBULAR!”


por Valentina, 

O pré-vestibular na UFSC foi criado em 2003, é um curso que prepara gratuitamente estudantes de baixa renda de escolas públicas do estado, para competir por uma vaga no vestibular. Todos os anos, no mês de fevereiro, eram abertas as inscrições para o cursinho, porém, em 2012 foi diferente.

Tempos depois, a UFSC anunciou que o governo do estado havia cortado a verba para o curso, e que sem ela não seria possível oferecê-lo de forma gratuita aos estudantes.

Mais de 200 alunos, levando seus títulos de eleitores, como para mostrar seu papel e participação ativa na política, foram na quarta-feira, dia 24 de maio, até o prédio da Assembléia Legislativa aqui em Florianópolis, para manifestar-se contra o corte da verba de R$ 3 milhões para o curso pré-vestibular.

Esse é o motivo de tantas manifestações nas redes sociais, e de toda a discussão em volta do tema. Os estudantes protestaram de forma organizada levando cartazes, faixas e, principalmente, sua voz. Foram apoiados por alguns deputados presentes, os alunos pedem a aprovação da verba pelo governador do estado, Raimundo Colombo, a justificativa dada por ele foi de que o dinheiro estava sendo destinado ao reajuste salarial de professores e investimento em melhorias no setor da educação.

Mas a discussão a respeito da liberação da verba ainda não teve um fim, os deputados pediram um prazo de mais 15 dias para a decisão, e centenas de estudantes aguardam aflitos, mas não sentados, pois depende dessa decisão, parte do futuro desses jovens e trata-se de uma oportunidade única para muitos alunos do setor público do estado de Santa Catarina.

Fontes:

Comentários