Pular para o conteúdo principal

A Cidade Livre de Christiania


por Valentina,

Vocês se lembram do texto que a Beatriz escreveu há algum tempo, falando sobre o anarquismo (http://ed8a.blogspot.com.br/2012/04/voce-sabe-o-que-e-anarquismo.html)? Então, surgiu uma curiosidade que me levou a pesquisar se existe/existiu alguma região que vivesse sobre o regime anarquista, se é que se fala em “regime” quando se refere à ideia de uma sociedade sem leis ou governo.

Descobri um bairro com uma pequena população, localizado em Copenhagen, Dinamarca, chamado por seus habitantes de Cidade Livre de Christiania. Existem algumas histórias que explicam o seu surgimento, mas a maioria delas diz que foi fundado por hippies anarquistas de um grupo de teatro, que ocuparam um posto militar abandonado da cidade.

Christiania se declara um estado independente e livre, sem governantes ou líderes, onde até o consumo de drogas ditas “leves”, como a maconha e o haxixe, são permitidos.

O estado procurou de várias maneiras, impedir o avanço da comunidade, tentando normalizar a situação da venda de drogas ilícitas e controlar as ações da população, porém, Christiania resiste até os dias de hoje. O local começou uma forte campanha contra o consumo de drogas pesadas e a população parece ter atendido ao pedido.

As decisões são tomadas por consenso entre os moradores, que se organizam para que haja um sistema de tratamento de esgoto, coleta de lixo, correio e outros serviços públicos. Apesar de se declarar regida pela forma de organização social anarquista, a Cidade Livre possui um sistema de regras sociais básicas, que suponho que já deveriam ser da consciência ética de cada um, não se permite a violência nem o roubo, por exemplo, e a máxima punição pelo não cumprimento de tais é a expulsão da comunidade.


Também não é permitido circular de carro pelo lugar, os moradores andam a pé ou de bicicleta. Christiania é dominada pela arte, nas ruas se vê principalmente o grafite, o lugar nos passa a ideia de que dentro da anarquia pode existir uma real liberdade para se expressar e viver sem uma autoridade dominante.

Até mesmo dentro de uma sociedade dita democrática, é difícil encontrar este espaço para manifestar nossa opinião e chegar a um consenso, já que todos querem ser ouvidos e expor suas ideias, que muitas vezes são alvo de censura. Mas, falando em termos de uma pequena comunidade, não é difícil imaginar a vida sem conflitos sociais dentro de uma organização anarquista. Será que isso seria possível em se tratando de um estado? Seria utopia imaginar que, dentro de um território tão grande, possa não haver nenhuma forma de governo, leis ou regras? Afinal, o meu direito tem de terminar no ponto onde começa o do outro.

Fontes:
http://www.vice.com/pt_br/read/eu-fui-para-christiania
http://www.zevariedades.com/a-cidade-livre-de-christiania-na-dinamarca/
http://www.nodo50.org/insurgentes/textos/autonomia/09christiania.htm

Comentários

Beatriz Karine Alvares disse…
Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse lugar. Gostei bastante do seu texto, porque além de você nos mostrar que existe um lugar anarquista, você também escreveu opiniões suas dentro do texto. Ficou muito bom!