Pular para o conteúdo principal

Artes Marciais Mistas


por Eduardo,
   
As artes marciais mistas ou abreviando, MMA são artes marciais que têm golpes executados tanto em pé quanto no chão. As artes marciais mistas podem ser praticadas em torneios nos quais dois oponentes tentam derrotar um ao outro utilizando uma variedade de golpes de diversos tipos de artes marciais e se é permitido utilizar varias partes do corpo como punhos, joelhos, cotovelos, pés e etc.

Tem vários organizadores de torneios de MMA, um dos principais é o UFC. No Brasil o MMA começou por causa dos “Vale Tudo” ocorridos no país que, eram   caracterizados por terem   muita  violência e a mescla de artes marciais.

No inicio do século passado, por volta dos anos 20, dois irmão resolveram testar suas habilidades. Carlos e Hélio Gracie desafiaram lutadores de diversos estilos de lutas para provar que o jiu-jitsu Gracie era a melhor arte marcial do mundo.

Estes eventos chamados de “Desafios Gracie”   se tornaram tão populares que, depois chamados de “Vale Tudo”, chegaram a acontecer até no Maracanã. No começo dos anos 90, Rorion Gracie foi para os Estados Unidos e começou a realizar pequenos desafios contra lutadores locais, quando então se juntou com Art Davie e mudaram o destino das artes marciais no mundo todo e foi assim que surgiu então o UFC.

No início, o UFC era apenas um grande torneio de artes marciais. Os lutadores eram apresentados por sua arte marcial. Não existia o conceito de mistura de artes marciais, muito menos a utilização de equipamentos. O primeiro UFC contava com praticantes das seguintes artes marciais: Shootfight, Taekwondo, Sumo, Kickboxing, Karate, Boxe, Jiu-Jitsu. No dia 12 de novembro de 1993, o brasileiro Royce Gracie se tornou o novo ícone das artes marciais no mundo todo. Após três lutas exaustivas, Royce Gracie foi coroado o primeiro campeão do que viria se tornar o maior torneio de artes marciais do mundo.

 No Brasil o atual campeão dos pesos médios é o Anderson Silva que começou sua carreira no UFC no ano de 2006, Silva passou a combater no Ultimate Fighting Championship no evento Ultimate Fight Night 5, com vitória sobre Chris Leben. No dia 14 de outubro de 2006, no UFC 64, Anderson Silva teve a oportunidade de disputar o cinturão da categoria de pesos médios no UFC contra Rich Franklin, onde venceu no primeiro round de forma arrasadora. Foi o segundo oponente que derrotou Franklin, depois de Lyoto Machida. Anderson teve que defender seu cinturão diversas vazes e umas dessa vezes foi no UFC 64 em 3 de fevereiro de 2007, quando venceu Travis Lutter. E sua última defesa foi no Rio de Janeiro no UFC 134 mas dessa vez contra o Yushin Okami.

O MMA esta se tornando cada vez mais popular e sendo reconhecido pela população, e muitos estão mudando de opinião sobre o esporte pois estão conhecendo sua essência e não vendo esse esporte como um esporte violento e sim como um esporte com regras e muita técnica

Comentários