Pular para o conteúdo principal

Livros, leitura, palavras.


- Carol Gomez

Um país se faz com homens e livros.

-         Monteiro Lobato


Há um assunto sobre o qual que amo conversar e escrever: leitura. Muitas pessoas dizem que não gostam de ler, principalmente os jovens.  O que não nos damos conta é que a leitura faz parte de nossa vida, e embora você pode não gostar de ler livros com muitas páginas, mas pode gostar de ler mangás, ou letras de música, jornais, revistas e por aí vai. 

Leitura é sempre um tema muito amplo (e tem para todos os gostos). Mas vamos estreitar um pouco mais o assunto, falar apenas dos livros.

Livros grandes e pequenos, de romance à terror, auto-ajuda à ficção científica. De todos os temas e tamanhos, de autores nacionais e internacionais, famosos ou nem tanto. Vai me dizer que com tantas opções você não vai querer ler nenhum?

Muitos livros passam a ser mais conhecidos depois de serem adaptados para o cinema, como é o exemplo do Senhor dos Anéis, Eragon (que só teve seu primeiro livro adaptado), O menino do pijama listrado, As crônicas de Nárnia, A saga crepúsculo, Percy Jackson e os olimpianos, Harry Potter, O diário de Anne Frank, Água para elefantes, O código da Vinci, Marley e eu, A última música, Diário de uma paixão, e também os clássicos da literatura como Romeu e Julieta, Orgulho e preconceito, O morro dos ventos uivantes, Drácula, Vinte mil léguas submarinas, Viagem ao centro da terra e tantos outros. Poderia citar inúmeros títulos, de vários gêneros que ganharam as telas do cinema. Você, com certeza, já ouviu falar de muitos deles que estão nessa lista. Mas já leu algum?

Hoje com a internet, filmes, quem iria se interessar por algumas páginas com palavras simples que apesar disso são capazes de te fazer viajar por aí, criar e imaginar, não é mesmo?  Há quem diga que os livros serão extintos com toda essa era digital. Vê se pode!

 

Os livros há muito acompanham os homens. Grandes obras, ensinamentos e muito do que sabemos hoje sobre o passado estão registrados neles. Foram eles os encarregados de levar através dos anos todas essas histórias. Eles permaneceram, sendo lidos e relidos, no tempo. Não é justo que sejam desprezados. As pessoas são incentivadas a fazerem exercícios físicos, mas e o exercício mental? Leitura também é um exercício, gente! Não sei por que tanta gente insiste em não experimentar, ou procurar algum tema que agrade. Quem sabe você ache alguma coisa que interesse a acabe gostando de ler. 

Bom, não estou aqui pra tentar persuadir as pessoas a começarem a ler, mas sim para mostrar que a leitura também pode ser um ótimo lazer. Faço isso para falar um pouco mais sobre esse passatempo que eu amo e que todo mundo diz conhecer, mas que muitas vezes nunca experimentou navegar realmente pelas palavras.

E é isso. Você já leu algum desses livros que eu coloquei na lista? Recomende algum livro. Vamos lá pessoal. Não se acanhem.

Comentários

Anônimo disse…
Nossa Parabéns Mesmo! Essa postagem ficou ótima!! Gostei também pois botou livros interessante como por Exemplo: Percy Jackson, Menino do Pijama Listrado (li os dois e recomendo!) Parabéns mesmo!
:D
Camila disse…
Carool, só queria dizer que achei seu texto ótimo, muito bem estruturado..e que combinou muito com você. Parabéns por todos os seus texto ao longo do trimestre ;)
Bjss, Camila Maia
Maria Eduarda Sirydakis disse…
Carol, gostei muito do teu texto! E o que dizes é mesmo verdade: muitos jovens nem se interessam pela leitura, nem mesmo em ler revistas, que é um modo mais descontraído mas que também tem muita cultura...
Eu, particularmente, adoro ler um bom livro, até recomendo aqui "O caçador de Pipas" e "A menina que roubava livros". São dois livros que acho que irão agradar bastante as pessoas da nossa idade!
bjs, Maria
Pablo de Souza disse…
Oi,eu começei a ler este ano,antes não achava livros uma boa escolha para passar o tempo ou para me divertir e hoje eu acho que é uma coisa melhor do que filme pois é uma muito mais detalhado e empolgante.
Unknown disse…
Nossa carol, simplismente adorei seu texto. Você posta muitas coisas legais de cultura. O livro é um baú de conhecimento, sempre aberto para quem quer aprender. Não é novidade ver alguém como você escrever tao bem assim..rs

bjs Luiza Estefano
carol gomez disse…
Maria, realmente, o "caçador de pipas" e "a menina que roubava livros" são ótimos. Li os dois, e ambos são emocionantes e trazem algo de real. Não são livros de fantasia, mas nem por isso deixam de ser bons. O segundo, é meu favorito. :D
Carol
igor disse…
Realmente, a leitura de livros é um bom jeito de passar o tempo, e eles que trouxeram até nós grandes filmes e animações cinematográficas, que costumam atrair mais os adolescentes, do que a história original, com mais detalhes e até mais emoção.
Juliana Neves disse…
Oi Carol! Sério, parabéns pelo seu texto. Ler é uma coisa realmente empolgante e envolvente, mas, como você disse, muitas pessoas hoje em dia nem sabem o que existem por trás de tantas palavras de um livro, e com a internet aí ninguém mais se interessa nem mesmo em ir ao cinema.
Amo ler, já li a maioria dos livros que você citou (meus favoritos foram Crepúsculo - apesar de eu não ter me empolgado tanto com o filme - e Harry Potter) e recomendo também a leitura de "Percy Jackson" e "Comer, Rezar e Amar".
Muito bom, parabéns! ;)
Anônimo disse…
Ótimo texto pois hoje em dia a maioria dos adolescentes não querem mas saber de ler e sim de se divertir por outros meios , exemplo internet,festas , e outros Kalani