Pular para o conteúdo principal

A DANÇA TÍPICA DA ÁFRICA DO SUL: PANTSULA

Por Felipe e Jonathan,


Queridos leitores, 

Nosso post  trata sobre uma dança típica da África do sul chamada "Pantsula".  A palavra "Pantsula" vem do Zulu e significa "gingar como um pato", Isso porque a dança acontece praticamente no chão, sem muitos movimentos aéreos.
© Chris Saunders

Entre 1948 e 1994, a África do Sul viveu sob o regime do Apartheid, que oficializou a segregação racial no país. Foi em resposta ao regime racista, que surgiu por lá, nas décadas de 1950 e 1960, uma forte expressão artística, a pantsula, dança que tem como marca o trabalho rítmico com os pés e, tantos anos depois, está ganhando o mundo (REDBULL PANTSULA, 2023).

A dança nas townships da África durante a década de 1980 não apenas era popular entre os jovens, mas também representava um modo de vida. Essa expressão artística proporcionava liberdade e transcendia barreiras, conquistando reconhecimento internacional como parte integrante da música pop na época (ARTSENTERTAINMENT,  2023).

A dança, junto com a música de acompanhamento kwaito, vem ganhando outros espaços. Hoje em dia, tem apenas alguns grupos, sendo um deles a Via Katiehong que mostram criatividade, energia e rebelião que Pantsula trouxe durante os anos 1980.

Diante de toda a pesquisa, concluímos que a dança Pantsula é uma dança africana que engloba a participação de todos, independente da idade. O significado vem do Zulu e significa "gingar como um pato". A dança surgiu durante o regime do Apartheid (1948-1994).

Mas afinal, como é essa dança? 

https://www.youtube.com/watch?v=bpAcJgSAB3k

Referências:
  





Comentários

Kauã F. Garcia disse…
achei o artigo muito bom. Mais eu acho q ele poderia ficar melhor se a equipe se aprofundasse sobre a origem de cada povo exemplo: os zulus foram povos q vieram do sul da Africa com uma grande quantidade nos paises Lesoto, Zimbabue e etc. Fora isso achei o artigo muito bom