Pular para o conteúdo principal

APARTHEID, MUITO ALÉM DE RACISMO

Por Ulissys e Gabriel,

Nós vamos falar sobre o Apartheid, porque ao nosso ver é um tema muito tenso e importante tanto para o país da África do Sul, como para o mundo.

O Apartheid foi um sistema constitucional, de separação racial localizado na África do Sul, que iniciou oficialmente em 1948, mas já era praticada desde o século XVII pelos colonizadores europeus.

Os primeiros colonizadores, eram conhecidos como afrikaners ou bôeres, eram povos originários europeus que se estabeleceram na região no período do século XVII ao XVIII. Esse tipo de colonização resultou na devastação das populações nativas, e também na posse de suas terras.

Em 1910 ocorreu a aliança entre os colonizadores, surgindo então uma ''nova'' África do Sul. O resultado disso foi o estopim para uma exclusão extrema da população negra, formando o Apartheid aos poucos. O regime teve seu início oficial em 1948 pelo Partido Nacional (PN), que exerceu domínio sobre a vida política do país até 1994.
Essa imagem retrata bem a segregação das diferentes etnias e o racismo. A placa da esquerda é um banheiro somente para pessoas brancas, e o da direita para as pessoas ‘’não brancas’’.

O apartheid tinha três eixos essenciais: a legislação sobre a classificação da população, as leis da habitação segregada e as leis sobre a terra. Desde o nascimento, os habitantes eram divididos em quatro grupos: brancos, negros, mestiços e indianos. Essa divisão afetava não apenas a região na qual a pessoa poderia viver, mas também o acesso aos direitos humanos básicos. As ruas, bairros, banheiros, transportes, basicamente tudo era dividido pela sua raça.

Esse processo só foi chegar ao fim quando Nelson Mandela, o ativista que defendia os direitos da comunidade negra, foi nomeado à presidência do país em 1994, dando um fim oficial ao regime.

Chegamos a conclusão, de que esse regime foi bem mais além do que um simples caso de racismo ou ditadura. E mesmo com o fim do apartheid ainda restam sequelas e traumas, como desigualdade social e outros problemas sociais.

Referências:

Crédito da imagem:

Comentários

Erik disse…
Ola Erik aqui.Primeiramente quero elogiar a escrita do trabalho ficou tudo bem claro e organizado mas senti falta de mais imagens.
Esse é um assunto importante confesso que não sabia muito a respeito,Mas as regiões mais afetadas com esses problemas sociais e economicos são ex-colonias europeias como dito por vocês. Esse é um dos casos um outro exemplo disto é a guerra do Sudão que ocorre des de abril de 2023.
Essa divisão racial foi muito comum no seculo passado que como dito por vocês causam impactos ate os dias de hoje.

é isso parabéns pelo trabalho bem feito Ulissys e Gabriel.
Kauan disse…
Oi, Kauan aqui comentando sobre o trabalho. Bom de primeira eu já queria falar e parabenizar pelo trabalho que foi feito, achei muito bom, a escrita tava ótima, estava bem claro e tambem bem organizado, e bom tema escolhido pela dupla. Eu gostei muito do tema de vocês, por mais que eu não saiba muito do que se tratava eu achei bem interessante.
Do que eu li e vi, tem uma informação que tem no trabalho de vocês que é que fala que dos primeiros colonizadores, que eles eram conhecidos por afrikaners ou bôeres, e isso me chamou atenção pois não deve ser muita gente que deve saber sobre isso, e é sempre bom saber sobre esses tipo de informação, por mais que seja bobeira, não é. E ao vocês aprofundarem nesse período sombrio, é bem díficil não falar sobre as motivações por trás das práticas discriminatórias. E a ultima coisa que eu ia complementar é sobre as opiniões diferentes sobre o Apartheid né, que eles não se destacam da complexidade do tema, eles também nos desafiam a examinar de perto os fatores culturais , sociais e políticos.
Gabriel Peres disse…
Gabriel Peres 9°B
Antes de tudo queria deixar um ponto positivo para a escrita do trabalho, ficou muito bom de entender e também tudo bem claro, entretanto senti falta de imagens.
Esse é um assunto muito bom a se falar e bastante importante, admito que particularmente eu não sabia praticamente nada sobre o tema de vocês.
Um outro exemplo, seria a guerra do Sudão que teve seu início em abril de 2023 e continua até hoje.
Muito bom o trabalho, parabéns a dupla.