Pular para o conteúdo principal

As riquezas e diversidades da Cultura Africana

Por Izadora,

Olá, tudo bem? Escolhi o assunto da cultura porque é algo fascinante e essencial para aprofundar nosso entendimento sobre a riqueza cultural desse continente.

A arte africana é algo interessante, ela representa os usos e costumes das tribos africanas. Em geral, o material usado para a confecção das máscaras tinha grande valor simbólico, com isso as peças podiam ser fundidas, esculpidas, trançadas, tecidas, pintadas e usadas como adornos.

Máscaras africanas:
As máscaras africanas podem ser consideradas uma das formas de arte mais reconhecíveis originárias da África. Os padrões intricados dessas peças são meticulosos e frequentemente empregados em rituais e cerimônias. Uma informação interessante é que o renomado artista Pablo Picasso (1881-1973) buscou inspiração nas máscaras africanas e na iconografia do continente para desenvolver o estilo artístico conhecido como cubismo (cursinhoparamedicicna, 2023).

Dança e música:
As músicas e as danças africanas tradicionais são bastante conhecidas e marcadas pelos seus batuques e movimentos destacados como o rebolado (cursinhoparamedicicna, 2023).

Culinária:
A culinária africana possui grande destaque contando com pratos temperados com condimentos de aromas fortes e picantes. Tais condimentos são usados para a preparação de pratos a base de legumes, carnes, verduras e até mesmo de insetos. O leite de coco, inhame, óleo de palmeira e o feijão são alimentos típicos dessa culinária. (cursinhoparamedicicna, 2023).

A cultura africana é incrivelmente diversificada, com uma grande variedade de grupos étnicos, tradições e formas de expressão. As máscaras africanas, com seus desenhos detalhados e seu uso nos rituais, são apenas o exemplo fascinante dessa diversidade. Além disso, o fato de que Pablo Picasso se inspirou nessas máscaras para criar o cubismo mostra como as culturas ao redor do mundo podem se influenciar e inspirar a criatividade. A cultura africana é uma fonte contínua de inspiração e merece ser celebrada por sua riqueza e profundidade.
Acarajé é um exemplo de culinária afro-brasileira
E vocês? Conhecem algum país africano? Ou alguma cultura ou expressão que interfere no continente? Me conte aqui nos comentários!! Obrigado pela atenção!!

Referência:

Créditos das imagens:
https://www.tudogostoso.com.br/amp/noticias/muito-do-borogodo-da-comida-brasileira-veio-da-africa-descubra-ingredientes-e-pratos-que-voce-jurava-que-eram-do-brasil-a6462.htm

Comentários

Lucas Niles disse…
Opa Izadora tudo na paz?
Achei o seu texto muito bom porém senti que faltou um pouco de aprofundamento no assunto das dança e da musica local, pois como você disse, a musica é muito marcada pelos seus batuques, mas não acho que só isso poderia resumir a musica local.
Também acho que, quando se fala de cultura africana, precisa tirar um espaço para falar sobre as diversas religiões africanas que infelizmente hoje estão sendo deixadas para trás.
Mas isso são coisas que eu pensei que poderiam ser postas no texto, ele ainda esta muito bom.
Gabrielly - 8°ano A disse…
Gabrielly-8°A

Olá Izadora,tudo bem!? Então, achei bem legal você ter falado sobre as riquezas e diversidades da região Áfricana, pois é um lugar muito bonito e poucas pessoas falam dele! Senti falta de algumas coisas, você se aprofundou bastante em relação às máscaras, acredito que pelo seu título você poderia ter falado mais sobre as crenças, cultura, etnias, as vestes (alguns exemplos: jellaba, dashiki e bógòlanfini). Mas tirando isso seu texto está muito bom e interessante, gostei de saber mais sobre as máscaras e que podiam ser usadas como "acessórios", em cerimônias e rituais.
Parabéns Iza!
Henrique Costa Wienekiewicz 9°C disse…
Olá Izadora, tudo bem?

Vou começar te parabenizando pelo trabalho que tu fez, conseguiu deixar o texto bem organizado e fácil para que o leitor leia.

Porém, na parte que você falou sobre as máscaras senti que o texto ficou muito generalizando e faltando algumas coisas que tu poderia ter se aprofundado melhor. Além disso acho que poderia ter falado das religiões africanas. Recentemente eu vi em alguns sites que falavam sobre esse tema, e neles eu vi mais sobre como são as características em comum nas religiões africanas, eles tem a crença em uma força espiritual suprema que governa o universo. Essa força pode ser chamada de Olodumare, Olorun, Nyame ou outros nomes, dependendo da região e da tradição específica.
Nicole Lohn Garcia 9ºC disse…
Olá Izadora, tudo bem? Achei muito interessante, o tema do seu texto é muito legal de ser estudado. Senti falta de um aprofundamento maior na área de dança e musica africana, dei uma pesquisada na internet e encontrei uma matéria muito legal que falava bastante sobre as danças africanas, o link dela é: https://www.todamateria.com.br/dancas-africanas/ . na matéria fala sobre alguns tipos de dança, exemplo o ahouach, o guedra, o schikatt, a gnawa, a kizomba e o semba. E acho que seria interessante você ter falado no texto.
Tirando a parte que você poderia ter se aprofundado mais nas danças e musicas africanas o seu texto ficou bem legal, as imagens foram muito bem escolhidas.
Parabéns pelo seu texto Izadora.
Um abraço
Nicole Lohn Garcia 9C
Camila Gasparin Sperini disse…
Oioi, Izadora. Tudo bem?
Gostei muito do seu texto, de saber um pouco das riquezas e diversidades que a cultura africana nos traz. De como é interessante diferente da nossa cultura. Porém, acho que faltou aprofundamento na parte de danças e músicas africanas. Percebi que você focou bastante nas máscaras e na culinária, o que eu achei bem interessante. Na parte de músicas africanas você poderia ter mencionado a história, os artistas mais conhecidos e o mesmo para as danças. Poderia ter colocado um link de música ou até mesmo um vídeo de dança da cultura. Também podia ter acrescentado pessoas que fizeram um marco na cultura.
Interessantíssimo texto. Parabéns.

Camila Gasparin Sperini 9A
Tito disse…
Eu achei o texto bom mas sem muita informação. Um exemplo disso é que você fala que as máscaras são utilizadas em rituais. Que rituais são esses? Para que eles servem rituais? Ao procurar na internet achei algumas informações que agregariam ao seu texto:

As máscaras Africanas são utilizadas em rituais com música, dança e vestimenta própria, assim criando uma atmosfera “mágica” que representa os participantes em seus antepassados, animais, espíritos e deuses. Os ritos com máscara servem para rituais de iniciação, nascimentos, funerais, celebrações, casamentos, curas de doentes e outras ocasiões importantes.


Fonte: toda matéria
Maria Clara Medeiros Ferreira disse…
Olá Izadora, tudo bem? Achei muito interessante o tema que você trouxe, pois nem todos tem esse conhecimento da cultura africana e das suas riquezas, coma as mascas, danças e suas culinárias. Já que não é um assunto tão comum de ver ou de ouvir falar, eu por exemplo não tinha tanto esse conhecimento, então foi bom ler seu texto e aprender um pouco mais sobre esse tema.

Gostei da forma como você montou o texto e dos temas que você trouxe mas senti falta de um aprofundamento maior na parte da dança e música africana, acho q vc poderia ter trazido mais aspectos sobre esse tema. Mas no geral gostei bastante do seu texto e das imagens que foram escolhidas parabéns Izadora.
Olá izadora, Seu texto está bastante informativo e envolvente! No entanto, para aprimorá-lo, você pode considerar incluir algumas referências específicas sobre as tribos africanas que produzem essas incríveis máscaras, proporcionando mais contexto histórico e cultural. Além disso, poderia expandir um pouco mais sobre a influência da dança e da música na expressão cultural africana, destacando exemplos específicos de rituais ou cerimônias em que essas manifestações artísticas desempenham um papel significativo. Isso adicionaria mais profundidade à compreensão da riqueza cultural do continente africano.
Atenciosamente Nathan Amorim de Oliveira 8°A
Arthur George disse…
Arthur George 8A

O texto e bem intereçante e desenvolvido mais podia trazer mais sobre os rituais espirituais de diferentes religioes. Exemplo zangbetos dentre outros, para que serve esses rituais? Como se fosse uma comunicação com os seus deuses entre outros
lucca leite disse…
Olá Izadora, achei muito interessante seu texto, mais comparando as informações das mascaras e culinária, fiquei curioso em saber mais sobre musicas e danças. Por exemplo, eu li no toda matéria que na África a dança é muito importante em rituais, casamentos, morte e etc... mais de resto você explicou muito bem, principalmente na parte da mascara.
lucca leite disse…
Olá Izadora, achei muito interessante seu texto, mais comparando as informações das mascaras e culinária, fiquei curioso em saber mais sobre musicas e danças. Por exemplo, eu li no toda matéria que na África a dança é muito importante em rituais, casamentos, morte e etc... mais de resto você explicou muito bem, principalmente na parte da mascara.