Pular para o conteúdo principal

Conhecendo a Umbanda: Raízes Afro-brasileiras e Espiritualidade Inclusiva

Por Leticia ,

Olá queridos leitores,

Hoje, vamos explorar um pouco mais sobre a religião afro-brasileira amplamente conhecida: a Umbanda. Para aqueles que ainda não estão familiarizados, a Umbanda é uma crença que teve sua origem no Brasil no início do século XX. Ela traz consigo uma fusão de elementos do candomblé, espiritismo, catolicismo e outras tradições espirituais. Acredita na existência de um Deus único e em uma hierarquia de entidades espirituais, como os Orixás, Guias e Caboclos. A prática da Umbanda envolve rituais de cura, culto aos ancestrais e busca por orientação espiritual. É uma religião verdadeiramente inclusiva, acolhendo pessoas de diversas origens e crenças. Vamos adentrar nesse universo fascinante onde o sincretismo e a flexibilidade são características marcantes.

As Raízes da Umbanda na Cultura Africana:
A religião Umbanda possui laços profundos com a cultura africana, em grande parte devido à influência do candomblé, uma crença de matriz africana que foi trazida ao Brasil pelos escravizados africanos durante o período colonial. O candomblé reverencia os Orixás, entidades divinas que representam as forças da natureza e aspectos da vida humana. Além disso, incorpora práticas de culto aos ancestrais, fortalecendo os laços entre passado e presente.

A Convergência de Tradições:
A Umbanda, por sua vez, nasceu nas terras brasileiras no início do século XX, ao mesclar elementos do candomblé com influências do espiritismo, catolicismo e outras tradições espirituais. Este sincretismo trouxe à tona uma rica tapeçaria espiritual, onde diferentes crenças se entrelaçam de forma harmoniosa. Neste cenário, a cultura africana se funde com a Umbanda, principalmente através da herança espiritual e das práticas rituais que foram adaptadas e incorporadas a esta religião.

A Honra aos Antigos e o Respeito aos Orixás:
Embora a Umbanda tenha florescido em solo brasileiro e tenha adotado uma abordagem sincretista, ela mantém uma conexão vital com as tradições espirituais e culturais africanas. Neste contexto, honrar os Orixás e reconhecer a importância dos ancestrais na jornada espiritual dos praticantes se torna um pilar fundamental da prática umbandista.

A Umbanda é uma fonte de enriquecimento espiritual que transcende fronteiras e preconceitos, acolhendo a todos com os braços abertos. Sua fusão de tradições e sua profunda reverência pela cultura africana a tornam uma expressão única de espiritualidade no Brasil. Ao aprender mais sobre a Umbanda, temos a oportunidade de nos conectar com uma rica herança espiritual que continua a inspirar e guiar inúmeros corações ao redor do mundo. Que possamos caminhar juntos nessa jornada de descoberta e compreensão.


Referências:

WIKIPÉDIA. Umbanda. Disponível em: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Umbanda>. Acesso em: 26 out. 2023.
TODA MATÉRIA. Umbanda. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/umbanda/>. Acesso em: 26 out. 2023.

Créditos das imagens:

Comentários

Camila Grechi 9a disse…
Olá Letícia, aqui é a Camila Grechi do 9a. Muito legal seu post! A Umbanda é realmente uma religião fascinante e de conhecimento e sabedoria admirável. Eu tive a sorte de poder frequentar algumas giras, e são experiências magníficas. Como você mesma citou, a Umbanda é muito inclusiva. E a religião sofreu mudanças pelas interferências históricas - afinal, seria impossível não sofrer. Meu pai minha mãe e eu somos da Ayuhasca, uma religião que se mescla muito com a Umbanda. Alguns escravizados africanos da Umbanda ao entrarem em contato com a Ayuhasca (religião indígena que crê na ideia de que Deus está dentro de você e tomando a bebida psicodélica Ayuhasca feita com misturas de plantas que te fazem vomitar, você limpa seu espírito e consegue aberturas espirituais para se conectar com o Deus dentro de você.) Ao acontecer essa fusão da Umbanda com a Ayuhasca - também conhecida como Religião do Santo Daime, pela bebida psicodélica se chamar também Santo Daime - surgiu então a Umbandaime. Umbandaime é uma vertente da Umbanda e do Santo Daime (Ayuhasca), e continua sendo praticada e seguida no mundo inteiro com comunidades inclusive aqui no norte da ilha de Florianópolis. Achei muito relevante seus comentários sobre a trajetória da Umbanda, e é interessante também analisar a fundo as linhas de esquerda e direita, que entram também para a vertente do Candomblé. É uma religião muito complexa e com grande poder, isso é nítido. Meus sinceros parabéns pelo texto.
Caíque disse…

Olá Letícia
Achei muito interessante seu texto sobre a umbanda. Gosto muito da religião, inclusive frenquento de vez e quando, porém senti que faltou falar um pouco mais sobre as entidades que citou. Quantas entidades existem dentro da umbanda? Quem são elas? Como é dividido a hierarquia entre elas? Qual o papel delas e o que elas representam para os praticantes da umbanda? Senti falta das respostas dessas perguntas no texto, mesmo assim gostei muito do seu texto, achei bem explicado a questão da origem dela.
Meus parabéns pelo texto!!!
Marina Januário disse…
Oi Leticia, gostei muito do seu texto traz uma abordagem bem interessante sobre a Umbanda. Pra falar a verdade eu não sei muito sobre a Umbanda, mas fiquei interessada para pesquisar mais sobre o assunto, no entanto acho que faltou falar um pouco sobre as entidades, porque como não sei muito sobre iria me ajudar a entender mais sobre essa religião.

Eu andei pesquisando sobre as entidades acho que seria legal coloca algumas delas como: Oxum é considerada dona das águas doces tanto no Candomblé quanto na Umbanda, Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura e Egunitá orixá da purificação, que retira os vícios e purifica o homem de todo excesso emocional.
Lara Yasmin disse…
Ola Leticia, sou a Lara Yasmin do 9a, achei muito interessante você trazer a umbanda como o tema do texto, sempre me interessei muito por essa religião e na minha opinião é uma das religiões mais incríveis e lindas do mundo, porém acho uma pena a religião ainda ser tão mal vista, porque muitos ainda tem aquela visão de que a umbanda é uma religião ruim e que quem acredita é uma pessoa ruim. Seu texto está bem explicativo e detalhado, porém acho que faltou você se aprofundar e falar mais sobre as entidades da umbanda, contar um pouco sobre elas, quem são, oque representam na umbanda, quantos são etc.
Eu adorei o texto, a vontade que eu tinha de participar e frequentar giras aumentou e também fez com que minha curiosidade em relação a religião aumentar. Parabéns pelo texto.
Giovanna B. 8a disse…
Oi Leticia, tudo bem?
Gostei muito do seu blog.
Porém podia ter comentado sobre os Orixás ou sobre as práticas que fazem nos terreiros. Dei umas pesquisadas e achei que há 9 Orixás na umbanda (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nanã Buruque e Obaluaê/Omulú). Também achei que o local onde fazem rituais são feitas ao ar livre e um sacerdote dirige os ritos e comanda a casa.
Nunca fui num terreiro e não sei muito sobre a religião, mas acho interessante a história dela/coisas relacionadas a umbanda. Toda vez que aparece alguma coisa sobre eu vejo, então sei coisas avulsas.
Enfim, foi bem escrito seu texto, falou bem sobre a história dela.
Curiosidades: Uma vez vi uma pesquisa que falava que enquanto mais pessoas brancas se converteram ou iam para umbanda aumentava, também aumentava o tanto de pessoas pretas iam para cristianismo.
E sabe aquela “coisa” de pular 7 ondas no ano novo, é da umbanda, mas também acabou virando algo que cristão também faz.
Oii Leticia, tudo bem? Adorei seu texto!! A Umbanda é uma religião muito curiosa, sempre procuro saber mais das religiões afro-brasileiras, tenho familiares que são de espirita e já tinha conhecimento de Umbanda, mas queria saber mais dos guias... os guias são pessoas? Sempre tive essa duvida e teria sido legal falar sobre, mas tirando isso achei seu texto bem completo, foi muito legal você ter comentado das outras religiões, parabéns pelo belo trabalho!!
Anna Laura disse…
Olá Letícia, sou a Anna Laura do 9°a, gostei muito do seu tema, sempre tive interesse nessa religião e frequento de vez em quando algumas giras. Achei super interessante o seu texto e as informações que você botou nele, acho horrível o fato dessa religião ser tão desrespeitada por algumas pessoas. Porém acho que faltou algumas coisas no seu texto, por exemplo, falar mais sobre as entidades,o que cada uma representa, quantas são, etc. Acho que faltou ir mais “fundo” no assunto. Acho que seria interessante falar mais sobre as entidades, pois notei no seu texto que você não cita o nome de nenhuma, mas tirando isso acho que ficou bem completo o seu texto e gostei bastante da maneira que você detalhou as coisas e da maneira que escreveu seu texto.
Oi Letícia, tudo bem? Aqui é a Luiza do 9ªA. seu blog foi muito bem escrito e tem bastante informações importantes e corretas em relação a religião umbanda, acho que você poderia ter se especificado em candomblé pois essa religião sim é teoricamente 100% afro e você conseguiria se aproximar de resultados centrados a África e coisas do tipo!
Você poderia ter falado mais sobre os orixás e explicado com mais detalhes, os orixás na umbanda vem normalmente Iansã, Ogum, xangô, Oxossi ( não é o odé que é um orixá de nação!), oxum e Yemanjá, normalmente eles são os orixás que se manifestam em umbanda, claro que não são as mesmas representatividades que os orixás de candomblé ou a nação ( nação é aonde eles cultuam apenas os orixás de uma forma mais conservada).
Quando você fala sobre as variações de entidades da umbanda acho que poderia ter sido mostrado que existem milhões e que existem várias "iguais" e coisas do tipo, seu texto ficaria mais complementado. Mas mesmo assim, achei seu texto incrível e amei que você trouxe essa religião que é incrível e muito interessante. ( Obs: tudo que eu falei aqui é porque eu tenho vivências e estudos sobre a religião. Nada foi tirado da minha cabeça e sim dos meus ensinamentos até agora!)