Pular para o conteúdo principal

As fantásticas danças originárias africanas

Por João Vinicius,

Nesse texto irei falar sobre a cultura africana e suas principais danças, o tema foi escolhido pois a África é sempre lembrada só por miséria e penúria, porém, não é só isso. A África sofre o mesmo julgamento que o Brasil sofre com os Estados Unidos, parte dos Estados Unidos acha que moramos em ocas, que não temos Wi-fi dentre outras coisas. Grande parte da culpa pertence a imprensa, que só divulga a parte ruim dos lugares pobres enquanto divulga coisas exaltando os outros países, hoje em dia já se estabilizou, porém, o estrago já foi feito.

As danças têm uma significativa importância na cultura africana, dando palco para as artes africanas e favorecendo a construção da identidade cultural. As danças africanas não são apenas para mostrar a cultura para o resto do mundo, mas elas tem um significado de luta e persistência para proteger a sua cultura, assim como a capoeira. As danças trazem inclusive melhoras no corpo tanto físicas quanto mentais como melhora de autoestima, integração social, além de conforto, saúde e dentre outras.

Como o tema já foi apresentado e justificado e todos já sabem os benefícios, falarei sobre as principais danças africanas que atendem por Ahouach, Guedra e Schikatt. Citarei nas próximas partes deste texto as regiões de onde se originaram, os tipos de povos que praticam e um pouco da história do surgimento das danças.

Ahouach se originou na parte norte da África, na área central e no sul de Marrocos, no século XIX, essa dança tradicional é normalmente ligada a eventos como festas, é vista pelos praticantes como uma dança espiritual no sentido de união, prosperidade e comunidade.

Guedra se originou em uma área no meio do Saara, essa dança é um ritual que tem o intuito de afastar energias negativas, doenças, má influências. Neste ritual as mulheres dançam enquanto os homens tocam os tambores, esse ritual fala de mulheres usando suas forças para afastar males que ali caem sobre elas.

Gnawa é uma dança muito popular em Marrocos e também na Argélia, assim como a dança Guedra, ela é um ritual de cura e uma forma de acessar e adentrar o mundo dos espíritos, essa dança envolve além dos movimentos de dança, poesia e música.

Como dito antes, esse trabalho não é apenas para apresentar as danças e sim abrir uma porta para um novo tipo de cultura. As danças, além de conter uma beleza visual incrível, tem música com significados espirituais e letras, poesias e outros, falando sobre bênçãos e curas. Esse foi o intuito desse post, mostrar a injustiça com a África, refletindo sobre a mídia, que abafa as conquistas e exalta as perdas, que, além de fazer as pessoas terem pensamentos negativos sobre a África, dificulta a pesquisa de terceiros sobre o assunto, como esse texto.


Referências:

CÂMARA, Mariama. Dança Africana da Guiné. Disponível em: https://centrodeformacao.acaoeducativa.org.br/cursos/danca-afro-malinke-abril/. Acesso em: 18/10/2023.

Créditos da imagem:
CÂMARA, Mariama. Dança Africana da Guiné. Disponível em: https://centrodeformacao.acaoeducativa.org.br/cursos/danca-afro-malinke-abril/. Acesso em: 18/10/2023.

Comentários

Olá, aqui é o Jaxk de 9C e Parabéns pelo texto envolvente e esclarecedor sobre a rica cultura africana e suas danças. Sua abordagem para desmistificar ideias preconcebidas é admirável. Dado o contexto, talvez adicionar exemplos específicos de movimentos ou elementos marcantes de cada dança possa tornar o conteúdo ainda mais interessante. Esta é uma iniciativa incrível que facilita a compreensão e valorização de culturas muitas vezes pouco representadas.
Caio Lux 9C disse…
Boa tarde joão, ficou muito interessante o seu trabalho, de inicio apresentando as principais danças africanas e suas origens, alem da importancia das danças para saude fisica e mental. Eu não conhecia nada sobre esse tema, é muito legal a forma que cada dança se desenvolveu e se manteve por todo esse tempo com as tradições da cultura africana.