Pular para o conteúdo principal

África Imperdível: Descubra os lugares incríveis que vão roubar seu fôlego

Por  Kauany e Leticia,


Olá galera, tudo bem?
Ilhas Seychelles - Oceano Índico, perto da costa leste da África
Bem-vindos ao continente africano, um lugar cheio de maravilhas naturais, culturas vibrantes e uma rica história. Neste blog, vamos explorar alguns dos pontos turísticos mais impressionantes da África. Escolhemos esse tema porque tínhamos uma grande curiosidade de conhecer mais os lugares magníficos que esse continente tem. Temos certeza que esses lugares vão encantar você!

1. As Pirâmides de Gizé, Egito:
Começamos nossa jornada pelas antigas pirâmides de Gizé, no Egito. Essas estruturas monumentais, construídas há mais de 4.500 anos, são um testemunho da grandiosidade da civilização egípcia antiga. A Grande Pirâmide de Quéops é a maior e mais famosa delas, e a Esfinge, com seu enigma enigmático.

2. Parque Nacional Kruger, África do Sul:
Se você é fã de safáris e da vida selvagem, o Parque Nacional Kruger é o lugar perfeito. Localizado na África do Sul, este parque abriga diversos animais, como leões, elefantes, rinocerontes, búfalos e leopardos. Realizar um safári aqui é uma experiência única, permitindo que você se conecte com a natureza selvagem de uma maneira emocionante e marcante.

“O Parque é a maior reserva de animais na África do Sul e um dos maiores santuários da fauna selvagem do mundo” (RHINOAFRICA, 2023).

3. Victoria Falls, Zimbábue e Zâmbia:
As “Cataratas Vitória”, localizadas na fronteira entre o Zimbábue e a Zâmbia, são uma das quedas d'água mais espetaculares do mundo. “Com 1,7 km de largura e 108 metros de altura, essa maravilha natural é simplesmente deslumbrante” (AREAL-TUR, 2023).

Além de apreciar a beleza das cataratas, os visitantes podem fazer passeios de barco no Rio Zambeze ou até mesmo se aventurar em atividades emocionantes, como rafting.

4. Parque Nacional Serengeti, Tanzânia:
Se você sonha em testemunhar a migração em massa de animais selvagens, o Parque Nacional Serengeti é o lugar certo.

“A palavra ‘Serengeti’ vem da língua Maasai e significa ‘lugar infinito’, um nome totalmente apropriado para uma área de 12.950km2 de natureza selvagem” (RHINOAFRICA, 2023).

Localizado na Tanzânia, esse parque abriga a maior migração de mamíferos do mundo, com milhões de gnus e zebras percorrendo as vastas planícies em busca de pastagens frescas. Além disso, o Serengeti é lar de uma rica vida selvagem, incluindo leões, chitas, elefantes e girafas.

A África é um continente repleto de tesouros turísticos que cativam os visitantes com sua diversidade cultural e belezas naturais. Desde as icônicas pirâmides do Egito até a vida selvagem exuberante do Parque Nacional Serengeti, cada destino oferece uma experiência única e inesquecível. Depois de pesquisarmos sobre esses lugares, nós refletimos sobre como as pessoas têm uma visão preconceituosa e errada da África, e muitas vezes é algo estrutural, que a sociedade foi empurrando esse pensamento para todos com o passar dos anos. E com isso, percebemos que também pensávamos assim sobre o continente

africano, e aprendemos que a África não pode ser definida apenas com características de um só país ou de uma cultura, pois é um continente gigante com povos e costumes diversos. Esperamos que este blog tenha despertado seu desejo de pesquisar mais sobre os pontos turísticos impressionantes da África e que você tenha a oportunidade de vivenciar pessoalmente a magia desse continente extraordinário algum dia.

Referências:

-https://querobolsa.com.br/enem/historia-geral/as-piramides-do-egito. Acesso em 12/11/23. -https://www.rhinoafrica.com/pt/destinos/parque-nacional-kruger/2651. Acesso em 12/11/23. -https://areal-tur.ru/pt/litva/gde-raspolozhen-vodopad-viktoriya-vodopad-viktoriya-razvlecheni ya-i-ekskursii.html. Acesso em 12/11/23.
-https://www.rhinoafrica.com/pt/destinos/parque-nacional-do-serengeti/21731. Acesso em 12/11/23.

Créditos das imagens:
-.https://catracalivre.com.br/viagem-livre/iseychelles-paraiso-africa/. Acesso em 12/11/23. -.https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-15578/a-grande-piramide-de-gize/. Acesso em 12/11/23.
-.https://www.needpix.com/photo/1202607/africa-zimbabwe-victoria-case-victoria-falls-waterf all-zambezi-nature-river-fog. Acesso em 12/11/23.



Comentários

Sérgio Nascimento d'Aquino disse…
Olá, gostei bastante do trabalho que vocês duas fizeram. É muito interessante ver que a África não é apenas "pobreza e tristeza" que tanto falam e que existe beleza nesta região que é tão criticada pelas pessoas.
Emanuely Nunes Pires 9B disse…
Olá meninas, gostei bastante do blog de vocês, amei os lugares maravilhosos que escolheram para estar no texto, e também como mostram as coisas incríveis em cada lugar, como as pirâmides e os animais.

É bom que o texto também fale sobre como algumas pessoas têm ideias erradas sobre a África. Isso faz a gente pensar que a África é super estereótipada como um lugar pobre e sem paisagens .

Para deixar o texto ainda melhor, poderia ter curiosidades sobre esses lugares. E também seria legal ter dicas práticas para quem pensa em viajar para lá, como quando é a melhor época do ano para se ir para lá.
Enrico 8A disse…
Olá Kauany e leticia, o texto de vocês ficou muito legal, mas achei que tiveram poucos lugares citados. Pesquisei alguns que poderiam ser citados.

Boulders Beach:
Boulders Beach é uma praia abrigada composta por pequenas enseadas entre rochedos de granito. Fica na Baía Falsa, costa leste da Península do Cabo, entre Simon's Town e a Ponta do Cabo, perto da Cidade do Cabo na Província do Cabo Ocidental, África do Sul.

Kirstenbosch National Botanical Garden:
Kirstenbosch é um importante jardim botânico situado no sopé leste da Table Mountain, na Cidade do Cabo. O jardim é um dos 10 Jardins Botânicos Nacionais que cobrem cinco dos seis biomas diferentes da África do Sul e administrados pelo Instituto Nacional de Biodiversidade da África do Sul.

Mesquita de Haçane II:
A Mesquita de Hassan II ou Mesquita de Haçane II é uma grande mesquita da cidade de Casablanca no Boulevard Cide Maomé ibne Abedalá e é a 14.ª maior mesquita do mundo e a 3.ª maior em África.

Enfim, só achei que seria interessante adicionar mais lugares na lista de vocês.

Enrico 8A
. disse…
Boa noite Leticia e Kauany, tudo bem? Eu adorei o blog de vocês e também tenho uma grande curiosidade em conhecer estes lugares, no futuro pretendo viajar com os meus pais para aí, eles gostam bastante da África e este blog deu ideias de lugares maravilhosos. O que mais gostei foi o "Parque Nacional Serengeti, Tanzãnia", acho que por este parágrafo estar mais completo me fez ficar mais interessada na localização, aprofundar o assunto nos outros lugares seria legal, pelo menos para mim, que gostei bastante e adoraria saber um pouco mais. Mas enfim, ficou incrível e achei interessante os lugares escolhidos por vocês, a forma que escreveram também foi muito educada e me senti a vontade!!!
Maria Laura Vieira disse…
Boa noite garotas! Achei muito interessante a pesquisa de vocês, eu não imaginava que tinha tantos locais bonitos assim na África e sei que muitas pessoas não sabiam pois este país tem um estereótipo no qual "todos os africanos vivem em condição precária". Gostei da escrita e dos lugares que vocês escolheram para apresentar para nós no texto, mas não tinha a representação de como é o parque nacional Serengeti e pela curiosidade fui pesquisar, tem uma paisagem maravilhosa e animais muito lindos. Tirando a falta da representação fotográfica do parque, o resto está maravilhoso! Principalmente pelo fato de que esta pesquisa remove todos os estereótipos que as pessoas empoem na África, além disso, achei as cataratas encantadoras se eu pudesse a visitaria.
oii meninas, gostei bastante do texto de vocês, bem interessante a ideia de mostrar pontos turísticos da África, acho que ficou bem completo.
O lugar que mais gostei foi as “Cataratas Vitória”,lugar muito bonito, e adorei saber que além de ver a paisagem dá para aproveitar fazendo um passeio de barco no rio Zambeze.
Ass:Giovanna Chiarani 8A
laura b.bilik disse…
Laura 9b

Os lugares que vocês mostraram no texto são realmente lindas e que vai ficar guardado na memória. E lá vai ter uma chance de testemunhar varios dos animais em seu habitat natural. A diversidade de paisagens é bem interessante, desde as vastas planícies até as florestas tropicais, torna a África um continente lindo e de lugares incríveis a serem explorados.
Nicolo disse…
Parabéns ao grupo pela postagem. De todos esses lugares, eu conhecia, pela internet, apenas as pirâmides do Egito. Esses lugares fantásticos nos fazem repensar sobre o que a África pode nos apresentar, que é algo muito diferente do que esperamos.
Brenda 8A disse…
Olá meninas, adorei o assunto do texto de vocês,na minha opinião foi um ótimo assunto para ser retratado. Gostei muito desses lugares que vocês mostraram, pena que foram poucos, bem que poderiam ter acrescentado mais alguns, mas esses lugares que vocês escolheram foram otimo, e o assunto que vocês escolheram chamou a atenção da maioria deste pessoal. Um dos que gostaria de visitar é as pirâmides do Egito, meio que é apenas esse o local no qual conheço, e gostaria muito de visita-lo. Foram lugares lindos e chamativos que vocês escolheram. O incrível é como são lugares naturais e bem cuidados e mesmo que as pirâmides sejam antigas elas estai bem cuidadas.

Ass: Brenda Bairros Cadoná 8°A