Pular para o conteúdo principal

Preserve nosso verde

por Claudia Spaniol,

Árvores, presentes desde o início da vida do nosso planeta, constituindo florestas e abrigando vidas.
Mas depois de nascerem as árvores, nascemos nós. Desde o princípio usamos árvores para muitas coisas, seja obter alimento, usar de abrigo, produzir coisas de sua matéria prima, etc.      

E para todos esses usos, vem consigo o desmatamento, que além de cortar árvores, corta  e interfere em todo um ecossistema.  Pássaros, formigas, abelhas... Muitos seres vivos são tirados de seu habitat natural. E em casos extremos até ficam em perigo de extinção, como é o caso do sagui, onça pintada, tigre, arara azul, e outras 633 espécies (e isso estou falando só do caso do Brasil).

Construir cidades e para o uso da agropecuária são as causas mais comuns para o desmatamento, que  cada vez é preciso mais e mais, aumentando a necessidade conforme aumenta a população.


A Amazônia, principal floresta do mundo que se distribui por 9 países sul-americanos, realmente uma vasta área de árvores. Algo assim deveria ser preservado ao máximo, mas infelizmente não é isso que ocorre: calcula-se que cerca de 26.000km são desmatados todos os anos. E a maior causa disto é a extração de madeira, na maioria das vezes ilegal. Assim trazendo seca, secando rios, e matando peixes. Uma verdadeira bola de neve.


Outro problema que vem com o desmatamento é o aquecimento global, com ele a temperatura tende a subir cada ano mais, e consigo trazendo cada vez mais problemas. Especialistas dizem que chegará uma hora que nós mesmos não suportaremos mais as condições de vida se continuarmos destruindo florestas. Assim, será que produziremos nosso próprio fim?

Créditos da imagem:

Comentários