Pular para o conteúdo principal

O esporte - A Arte Marcial – O karatê (mãos vazias)



por Bruna Pinheiro,

No Brasil a mídia é uma das maiores incentivadoras do esporte, há diversas programações que tratam desse tema. Praticar esporte melhora a qualidade de vida, ajuda no desenvolvimento físico e mental. Embora existam muitas informações sobre modalidades esportivas, comecei a praticar o karate por insistência do meu pai no final de 2012.

O karate é um esporte que possui estilos diferentes, os mais conhecidos são: Goju-ryu, Wado-kai, Shito-ryu e o Shotokan, o qual  pratico.  No começo parece ser muito chato, mas aos poucos você vai entendendo e se dedicando e os resultados vão aparecendo. Esse é um esporte de muita concentração e para melhorar meu desenvolvimento já participei de alguns campeonatos, foi uma experiência para saber como eram o kumite, que é o confronto entre os atletas, e o kata que é a representação dos golpes.  Recebi medalhas de participação e de terceiro lugar, mas aprendi o mais importante, competir respeitando o outro atleta.  

Apesar de ser praticado há bastante tempo, o karate só foi reconhecido como esporte olímpico pelo C.O.I.  - Comitê Olímpico Internacional -recentemente. Sua graduação é feita por faixas, sendo que a branca indica os atletas iniciantes e a preta os mais experientes. Eu estou na faixa amarela, a segunda na graduação, que representa o início de adaptação no esporte. 

Eu ainda estou no início, mas já entendi que além de esporte o Karatê tem algo muito maior a me ensinar. Para isso relembro sempre das seguintes lições:       

   Esforçar-se para a formação do caráter;
   Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão;.
   Criar o intuito do esforço;
   Respeito acima de tudo;
   Conter o espírito de agressão.




Pratique, dedique – se e respeite seus oponentes e torne-se um indivíduo melhor.

Fonte - http://suamers.blogspot.com.br/2010/07/principais-modalidades-de-artes.html

Comentários