Pular para o conteúdo principal

Energia Eólica



 por Gabriel  Fridriszewski,

    No início do ano, a professora Giselle, de Ciências, pediu uma pesquisa sobre formas de energia. Pesquisando sobre diversas formas de energia, eu escolhi a energia Eólica e achei bem interessante por ser uma energia renovável e limpa.
   Então resolvi colocar no blog e explicar como funciona, pois em uma época em que o Planeta está sofrendo com a poluição, esse sistema poderia ser mais aproveitado.

 Uma das formas de energia renovável e abundante disponível em muitos lugares é a energia Eólica. Essa energia é feita por meio de aerogeradores, onde a força dos ventos movimenta hélices que estão ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. Quando vários mecanismos como esse  (conhecido como turbina de vento)  são ligados a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica. 

  Estudos comprovam que para a energia eólica ser considerada aproveitável é necessário que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50m e uma velocidade mínima do vento de 7 a 8 m/s. Esses dados só são possíveis em 13% da superfície terrestre segundo a Organização Mundial de Meteorologia e varia muito dependendo da região.

Parque Eólico de Osório - RS/ Acervo do autor

  A foto apresentada foi tirada no dia 21 de abril de 2013 na RS-030 na cidade de Osório no Rio Grande do Sul.

   Conhecido como parque eólico de Osório, foi implantado no ano de 2006 inicialmente com 25 torres, atualmente possui 75 torres de aerogeradores de 98m de altura e 810 toneladas de peso cada uma, podendo ser vistas de diversos pontos da cidade.

    Considerada a maior usina eólica da América Latina, sua capacidade de produção é de 150MW(capaz de atender 700 mil habitantes) o que significa dizer que sua produção é de 34% da capacidade total instalada e que a média mundial é de 30%.

Pontos negativos;
- Em alguns tipos de turbinas de múltiplas pás (hélices), podem  provocar ruídos e a quantidade de instalações(fazendas)  contribuem para poluição sonora e visual.
- Interferências eletromagnéticas em aparelhos como rádio e TV.
Pontos positivos;
- Transformação limpa do recurso energético natural, o vento.
- Sistema durável e precisa de pouca manutenção.
- Não produz resíduos poluentes.



Comentários