por Beatriz,
Anarquismo é uma organização social livre, que não reconhece nenhum tipo de legislação, ou seja, sem governo. Ele foi feito por causa das limitações impostas pela sociedade capitalista, que é a que vivemos hoje. Os anarquistas falam que no capitalismo você não faz o que quer, você faz o que te mandam fazer, que desde que você nasce tudo ao seu redor tem função de limitar seus atos.
Já o capitalismo é um sistema socioeconômico, onde você pode conseguir tudo a partir do seu trabalho, em que os meios de produção e o dinheiro são propriedade privada, ou seja, tem um dono.
Como a gente pode perceber esses dois sistemas são completamente diferentes, afinal, um não quer regras, não quer leis, quer uma sociedade completamente livre. Já o outro possui leis, regras, é uma sociedade onde tudo é privado, tudo tem dono. E por causa dessa grande diferença, há conflitos entre eles.
Você sabia que no inicio do século XX, ocorreu aqui no Brasil o auge do movimento anarquista? Houve confrontos, passeatas, greves, etc.
Com essa grande propaganda do anarquismo, mais pessoas estavam adotando as ideias libertárias. E diante do crescimento desse movimento, o governo pôs em prática dezenas de leis anti-anarquistas, houveram até confrontos diretos, ou seja, lutas entre esses dois sistemas. Vários estrangeiros foram extraditados, acusados de “anarquistas”. E os anarquistas brasileiros foram presos, já que não podiam ser expulsos do país.
E você, esta do lado de qual dos dois sistemas???
Comentários
Na minha opinião, deve haver regras. Caso contrário, qualquer pessoa poderia fazer o que quisesse, inclusive matar e roubar.