Pular para o conteúdo principal

Guerra Sem Fim

por Aline Iaczinski,


A região da Palestina é localizada no Oriente Médio, compreendida entre o mar Mediterrâneo, o rio Jordão e o mar Morto, e a mais de 50 anos é disputada por israelenses e palestinos.
Os judeus foram expulsos da Palestina pelos romanos, e passaram a viver espalhados pelas regiões do mundo, preservando a consciência nacional, suas tradições religiosas e seus costumes.
No século XII, com o fim do Império Romano e a criação do Islamismo, a Palestina passou a ser dominada pelos Árabes. O povo palestino permaneceu mesmo sem formar um país e entre 1517 e 1917 passaram a fazer parte do Império Otomano e durante a Segunda Guerra Mundial o controle passou para os ingleses.
Em 1947, a ONU cria uma proposta de divisão da Palestina em dois Estados, um judeu e outro palestino, mas Israel não respeitando as decisões da ONU faz outra divisão, ficando com  a maior parte das terras.
Bem Gurion criou o Estado de Israel em 14 de maio de 1948. Os Árabes palestinos não aceitaram a divisão e atacaram Israel. O conflito modificou o cenário do Oriente Médio, fazendo com que os árabes saíssem dele derrotados e desunidos.A partir dai o conflito entre os povos tornou-se constante.
Em 1964, líderes de países árabes fundaram a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), liderada por Yasser Arafat. A OLP é uma organização política e militar formada com a finalidade de unir os grupos palestinos em oposição à presença israelense no antigo território da Palestina.
O Egito, Síria e Jordânia se uniram em 1967 e atacaram Israel, que reagiu com um ataque relâmpago, vencendo em seis dias os três exércitos.
Em 6 de outubro de 1973, as forças do Egito e da Síria lançaram um ataque-surpresa contra Israel no dia do feriado judaico do Yon Kippur (Dia do Perdão). O exército israelense contra-ataca. E os países árabes produtores de petróleo ameaçam o Ocidente com um boicote aos países que apoiaram Israel, provocando a alta dos preços do petróleo e uma crise econômica de recuperação mundial.
Entre 1978 e 1979 o Egito torna-se o primeiro país árabe a assinar um tratado de paz com Israel. Em 1993, Israel e a OLP se reconheceram mutuamente e com isso foi aprovado um plano para a retirada de tropas israelenses, a devolução de áreas ocupadas e a transferência do poder à Autoridade Nacional Palestina. Em 1994, os palestinos obtiveram uma autonomia nos territórios de Gaza e Jericó. Em 1998, após acordos de paz Israel entregou porções de terras aos palestinos.
Hoje em dia, os conflitos entre Israelenses e Palestinos continua, ambos querendo conquistar seus direitos de soberania e posse de terra. Com os palestinos se negando a reconhecer o estado de Israel, e os israelenses não querendo devolver os territórios conquistados, faz com que a paz não se concretize na região. Mas não é só de guerra que vivem os judeus e palestinos, no norte de Israel, por exemplo, funciona a Fundação Educacional GivatHaviva, onde reúne crianças, adolescentes e adultos judeus e palestinos para participarem de cursos profissionalizantes e acadêmicos. Mais do que o conhecimentos adquirido, o que importa para essas pessoas é que elas estão aprendendo a conviver com as diferenças.




Referências:

http://www.historiamais.com
SERIACOPI, Gislane; SERIACOPI, Reinaldo. História. Volume único, São Paulo: Ática, 2005

Comentários