Pular para o conteúdo principal

Direitos iguais para todos?

Por Pedro Bobsin de Moraes e Vitória Resende.

Nesta quarta-feira (14/03), foi o Dia Internacional da Luta contra as Barragens e na terça-feira (13/03), os integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) protestaram acampando na sede da Eletrosul, de Florianópolis. Escolheram a sede da Eletrosul por ela ser uma das envolvidas nas construções das barragens. Esta manifestação aconteceu em várias capitais do Brasil. As famílias que participam estavam protestando contras as barragens que fazem muitas vezes saírem de suas casas, ou até de suas cidades, deixando para trás a vida que construíram naquele lugar. Os protestos são contra o modelo atual energético, contra a privatização da água e da energia, além de estarem em busca dos seus direitos.

Ocupação Eletrosul, Florianópolis. Fonte: Acervo pessoal.

No meio oeste de Santa Catarina famílias ocuparam o canteiro de obras da Usina de Garibaldi (localizada no rio Canoas nos municípios de Cerro Negro e Abdon Batista), e impediram o acesso de seus trabalhadores. Segundo jornais, uma sala da companhia empreiteira foi incendiada, mas ainda não se sabem os estragos. O protesto das famílias e a ocupação foram pacíficos apesar do incêndio.

Alguns jornais televisivos relataram que houve uma audiência entre o MAB e o governador Raimundo Colombo na terça-feira, 13 de março, juntamente com a coordenação da Eletrosul. Na de reivindicações estava o reassentamento das quase 800 famílias que devem ser atingidas pelas obras. São agricultores que vivem as margens do Rio Canoas em Cerro Negro, Abdon Batista, Campo Belo do Sul, São José do Cerrito e Vargem.

Fontes:
Conversas informais com os acampados na Eletrosul (13.mar.2012).

Comentários

Anônimo disse…
Esse texto ficou ótimo! Eu realmente gostaria de ter ido à Eletrosul, ainda bem que as colegas que foram falaram como foi. É bom que eles protestem pelas necessidades do dia-a-dia.

Beatriz de Costa Pereira
Franciely disse…
ficou ótimo o texto,fui lá e percebi o quanto eles estão lutando pelos seus direitos.