Pular para o conteúdo principal

Projeto de Iniciação Científica: Pés na Estrada do Conhecimento

 por Nadjini,

Faço parte do projeto de Iniciação Cientifica do Colégio de Aplicação, desenvolvido nas oitavas séries, desde 1999, com o objetivo de estimular a prática da pesquisa orientada no Ensino fundamental. Ele é desenvolvido em duas etapas. Na primeira viajamos em pesquisa para Itá (SC), e a segunda para algumas das cidades de Minas Gerais. Todo esse trabalho é acompanhado por um professor/orientador que nos ajuda e nos orienta no que é necessário. Para dar suporte aos projetos de pesquisa temos as aulas de Iniciação Cientifica que acontecem semanalmente em nossa grade de horário escolar. Nessas aulas nós conversamos e trocamos ideias com nossos orientadores, tiramos dúvidas, construímos os trabalhos e seguimos com a pesquisa.

 A primeira etapa de nossas atividades é sobre as construções de uma usina hidrelétrica em Itá. Nós viajamos para lá com o objetivo de compreender  mais sobre as questões das usinas hidrelétricas, das barragens e do ponto de vista dos moradores sobre a questão de suas construções. Com o seu desenvolvimento nós entrevistamos moradores, tiramos dúvidas e conseguimos entender melhor a vida, as perdas e ganhos que passaram durante o processo de construção da usina e da barragem.

 A segunda etapa trata-se de estudo sobre Minas Gerais. Nesse momento se constrói um novo projeto desenvolvido em busca do conhecimento de outras realidades. Antes da viajarmos escolhemos um assunto dentro da temática "O Brasil colonial no século XVIII: representações da construção e organização da sociedade brasileira". Eu e meu grupo resolvemos pesquisar  sobre "O ícone da arte barroca: Aleijadinho", pois nos chamou a atenção a vida desse grande escultor da arte barroca. Viajamos para  Ouro Preto, São João D'El Rei, Mariana e Tiradentes com algumas metas. Procuramos imagens, pesquisamos, fizemos vídeos com o objetivo de construir um documentário para retratar parte da vida desse importante artista brasileiro chamado Antonio Francisco Lisboa - mais conhecido como Aleijadinho. Ele que apesar de todas as dificuldades e limitações de uma doença degenerativa não desistiu de sua arte.





Comentários