Pular para o conteúdo principal

Corujas

por Gabriela,

Conhecidas por todos como pequenas aves indefesas, as corujas mostram que são animais perigosos quando se trata em caça, filhotes e reprodução. São denominadas também, por terem um grande significado quando se trata de sabedoria.

As corujas são aves noturnas, consideradas tímidas, solitárias, simbólicas, discretas e com o voo silencioso, devido as suas penas leves, que facilitam na caça. São encontradas em quase todo o mundo, inclusive no Brasil, onde existem apenas 18 espécies, dentre 126, que na maioria habitam a Groenlândia.

É um animal que se alimenta de  pequenos mamíferos(como ratos e camundongos), insetos( como gafanhotos, grilos, aranhas) etc. Costumam engolir suas presas inteiras para depois vomitar o que não aproveitam,  como penas e pedaços de ossos. É considerada esperta por não facilitar a vida dos seus predadores.

Possuem olhos enormes, uma visão muito boa, conseguindo enxergar em ambientes de pouca luz. Quando está em perigo, sua cabeça gira até 180 graus e pode ser projetada para cima.

Durante o período de reprodução, o macho, em troca do acasalamento, oferece a fêmea, uma presa. Se ocorrer a aceitação, acontece a procriação.  A fêmea põe 5 ovos e os filhotes começam a voar  75 dias depois de terem nascido.  As espécies maiores de corujas são capazes de viver  20 anos.

Na filosofia, são tratadas como o símbolo da sabedoria e do conhecimento, devido a Deusa grega da razão, Atena, representada por uma coruja na Grécia Antiga.

Porém, para alguns povos distantes, são consideradas sinais de má sorte, bruxaria e maldições, por só voarem no período da noite, onde saem das tocas cavadas para caçar.
Para mim, são aves incríveis. Me identifico e são sinal de sorte. Procuro aumentar a minha coleção de objetos, sejam colares, estátuas, etc.

 
Essa é a minha pequena coleção, que ao decorrer do tempo vai aumentando.



fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coruja

http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/voce-sabia-que-a-coruja-troca-o-dia-pela-noite

Comentários