Pular para o conteúdo principal

Por um pedaço de Terra

por Nadjini,



Conta a história de um garoto chamado Júlio, que começou a trabalhar como fotógrafo para o MST ( Movimento Sem Terra).  Então, Júlio começa a se entrosar mais com os integrantes do movimento, começa a aprender mais sobre todo o caminhar que já passaram e passam,  todas as dificuldades e decepções.

Começa a perceber também que são pessoas que sofrem muita violência, tanto verbal como física, pelo fato  de tanta gente não conhecer sua história, e simplesmente julgá-los por sua aparência ou por não saberem o motivo certo da existência do movimento sem terra. Muitas pessoas ainda acham que os integrantes do movimento, são apenas “baderneiros”, não sabem que são pessoas que estão apenas lutando pelos seus direitos.



Após ter presenciado a primeira violência que aconteceu por conta dos jagunços, que são pessoas contratadas para matar  os índios e as pessoas do movimento, Júlio começa a fotografar tudo o que acontece. Quando no desenrolar da história, Júlio vai para o Sul do Pará para fotografar o MST durante a manifestação, presenciou muitas violências e mortes. Júlio foi o único que  registrou todo o conflito. Após toda a manifestação ter acabado, voltou a São Paulo pra perto de sua família. Mandou todas as suas fotos para revistas que tratavam dos MST, e logo, após o mundo ter reconhecido  tal violência contra o MST, Júlio ficou famoso pelo fato de ter fotografado toda a história deles, e ter vendido as fotos para revistas.

Comentários