Pular para o conteúdo principal

O cenário geopolítico mundial após a segunda guerra[1]

por José Antônio,

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, todos sabemos que a maioria dos países europeus tiveram muitas perdas, tanto quanto os locais onde moravam, quanto muitos membros de suas famílias. A guerra conseguiu comprometer alguns países mais desenvolvidos naquela época: A França, a Inglaterra e a Alemanha. 
     

Durante esse conflito, a Europa vivia um momento de muitas dificuldades, e os Estados Unidos tinham saído da guerra como a maior potência capitalista do mundo. Porém nada era fácil, os EUA não eram a única superpotência que o mundo conhecia. A União Soviética era outra.   

Além das inúmeras perdas durante “o conflito sem fim”, o país que liderava o socialismo contava com um exército muito grande, capaz de ocupar mais de metade da região leste do continente europeu. Também não podemos esquecer que a parte socialista contava com um bom conhecimento na tecnologia para construir armamentos de grande porte. 

Enquanto o país de Franklin defendia o capitalismo firme e forte, a União Soviética fazia sua liderança no sistema socialista. Com tudo isso acontecendo frequentemente, o cenário geopolítico do mundo mudou radicalmente, assim formando o mundo bipolar[2]. Depois da “batalha mundial” se é que podemos dizer, o mundo ficou praticamente dividido entre as potências econômicas mais fortes. Caracterizado por ser dominado por duas superpotências, seus dois grandes pólos eram o estadunidense e o soviético.

      Mesmo assim, alguns países que mesmo participando do estilo de vida capitalista ou socialista não se aliaram muito a nenhum desses modos de vida. Assim ficando meio a meio, com ideias “neutras”.




[1] Texto produzido a partir de anotações feitas pelo estudante.
[2] A palavra “bipolar” tem muitos significados, porém em relação com a geografia e com o texto produzido, o “bi” se relaciona a mais de uma coisa. No caso, a União Soviética e os EUA.

Créditos das imagens:

Comentários

Anônimo disse…
gostei bastante desse texto, sou aluno de uma escola em são paulo e esse texto me ajudou em um trabalho.

continue assim!!!
Anônimo disse…
shuashuashuashua atah!!!
Anônimo disse…
Muito bom o texto bem resumido mas bem explicado.Parabéns à todos que participaram.
ÓTIMO TEXTO.