Pular para o conteúdo principal

A História do Cinema

por Sofia,
                
O cinema tem origem em vários lugares do mundo e com a influência de várias pessoas, porém dentro de um mesmo período. Depois que a fotografia surgiu, em 1820, muitos aparelhos foram inventados na tentativa de captar uma imagem em movimento.
                                                                                                
Thomas Edison e seus companheiros inventaram o quinetoscópio/cinetoscópio, um aparelho que mostrava as imagens em uma tira giratória, podendo visualizá-las em um visor. Os irmãos Auguste e Louis Lumière fizeram a exibição de pequenos “filmes” com menos de 1 minuto de duração no dia 28 de dezembro de 1895 (é considerada a data de inauguração do cinema), no Grand Café em Paris. Max e Emil Skladanowsky, dois meses antes já haviam feito projeções na sua cidade natal, Berlim. Isso tudo ainda era em preto e branco, sem muitos detalhes e com um enredo não muito interessante, mesmo assim o público se impressionou bastante.


  August e Louis Lumière
                                                   
Os primeiros filmes eram filmagens de shows, poesias falas ou curtas encenações. Como tudo era uma grande novidade para o povo, desde a classe mais alta até a mais baixa, formavam-se gigantescas filas para assistir a um filme, que possuía pouco mais de 3 minutos. As pessoas achavam tudo aquilo muito real, e ás vezes até corriam da sala com medo, mas tudo não passava da inteligente ilusão do cinema.   
                                                                                               
O famoso cinetoscópio   

A imagem em movimento que conseguimos obter é basicamente a captura de imagens por um processo fotoquímico, essas são inseridas em uma fila celuloide, permitindo o deslizamento das imagens pelo projetor. Cada fotografia é denominada fotograma, com milhares de fotogramas em sequência e em tal velocidade consegue-se a exibição de um filme/curta.   
                                          
 Desde então o cinema passou a ser de grande divertimento para um público de nível mundial. Para muitos até uma profissão, como: roteirista, diretor, ator, entre outros muitos. Eu especialmente sou apaixonada por cinema, adoro pensar que uma ideia, uma experiência, um documentário, um romance etc, podem ser retratados e passados para milhares de pessoas em forma de filme, afinal de contas uma imagem vale mais que mil palavras. Sendo assim, várias imagens em movimento valem milhões.

Fontes utilizadas:
Enciclopédia Compacta de Conhecimentos Gerais – ISTOÉ, Editora Três, 1995.





Comentários