Pular para o conteúdo principal

A Dama de Ferro e o Futebol


por Gabriel Margutti Fridriszewski,

     Para quem não conhece o titulo “A Dama de Ferro, refere-se a Margaret Thatcher, ex-chefe de estado da Inglaterra, que faleceu no dia 8 de abril de 2013 vítima de um AVC. Apesar do reconhecimento mundial, ela foi para o futebol assim como para a população mais humilde do país, uma tirana, onde impôs  sua maneira de pensar e dizia que a sociedade só existia entre o indivíduo e sua família. Foi no seu governo que aconteceu um dos maiores desastres do futebol, entre duas torcidas locais.

    Na tragédia de Hillsborough, no ano de 1989, 96 pessoas morreram esmagadas por causa de uma superlotação de estádio para ver  os rivais Liverpool e Nottingham Forest.

    
Na época, o governo declarou culpados os torcedores e a violência nos estádios, pois houve uma briga na torcida no início da tragédia. Só que a Margaret não gostava de muita aglomeração de pessoas, então, no campo de futebol, eram colocados grades enormes para separar as duas torcidas, para não ter acesso ao campo de futebol. 

    
Apenas em 2012 após processo judicial que o povo conseguiu na justiça abrir os documentos secretos, e o mundo soube então que a culpa do incidente foi das grades colocadas, e pela falta de preparo da polícia de Thatcher.

    Com isso foi retirado a culpa dos torcedores e o governo atual está sendo processado. Até hoje, os torcedores de Liverpool cantam uma canção que diz que iam festejar o dia em que Margaret Thatcher morresse.

    O que me deixou espantado na história é que a Dama de Ferro foi eleita pelo povo e se manteve no governo por 11 anos.     

Comentários