Mesmo o Brasil sendo o segundo país com a maior cobertura vegetal do mundo, o desmatamento ainda é muito praticado. Seja para atividades agropecuárias ou, até mesmo, para as construções de estradas, mineração e o processo de urbanização.
De acordo com pesquisas do Ministério do Meio Ambiente, foi constatado que 80% da extração da madeira, na Amazônia, ocorrem de forma ilegal. A área da Amazônia desmatada, em 2002, é maior do que o território da França. Mas isso não ocorre apenas na floresta Amazônica, muitas outras vegetações brasileiras são afetadas, como o Cerrado, a Caatinga e a Mata Atlântica.
A Mata Atlântica perdeu aproximadamente 93% da sua cobertura vegetal, restando apenas 7% dela. Hoje a Mata Atlântica é considerada a área mais ameaçada do mundo.
Uma forma de praticar o desmatamento é através das queimadas que agridem o solo e a atmosfera provocando danos. Elas causam a destruição de habitats e a morte de animais, além da perda de matéria orgânica no solo e muitas vezes causam a erosão.
Outro dado significativo é que 81% dos municípios com estes problemas possuem órgão ambiental específico. Para o IBGE, desta forma o incentivo ao compartilhamento de responsabilidades pode ser mais eficaz entre a União, os Estados e os municípios.
http://www.redesul.am.br/penseverde/?p=573
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u13225.shtml
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/desmatamento-no-brasil.htm
Comentários
Vitória Teixeira- 8B