Pular para o conteúdo principal

Apresentação da Equipe de Criação

Equipe de Criação,


Saudações caros internautas, somos o segundo grupo de criação do blog da 8ªC e de agora em diante seremos nós que iremos blogar até o mês de setembro. Para começar tivemos de escolher um assunto de nosso interesse, escolhemos a viagem de campo que fizemos para Itá, uma cidade que fica no oeste Catarinense.

Conforme nossas pesquisas, o município de Itá foi fundado no ano de 1919. Entre 1996 e 2000, o espaço urbano foi letamente transferido, devido à inundação da cidade causada pela construção da Usina Hidrelétrica de Itá. Os moradores lutaram contra a construção, mas não adiantou nada, pois a barragem foi construída do mesmo jeito. Parte da população foi “recompensada”, com uma nova cidade, construída de forma planejada..

O que a população mais sofreu foi por toda uma vida, todo uma história, ser deixada para trás, tudo aquilo que já tinham construído, principalmente os laços de amizades entre os vizinhos. Alguns moradores da cidade resistiram até o fim, mas tiveram de ceder, muitos entraram em depressão e depois vieram a morte.

Mas não foi tão simples assim, alguns moradores não foram tão bem recompensados, principalmente os agricultores que não receberam suas terras e tiveram de se mudar para outros municípios mais próximos.

Nós fomos a Itá com o objetivo de ver os impactos causados pela inundação, para concluir nosso trabalho de Iniciação Científica. Com esse objetivo os professores-orientadores nos levaram para ouvir palestras e visitar lugares históricos, e assim conseguimos ampliar mais o conhecimento sobre as questões que nos interessavam. Tivemos também a oportunidade de entrevistar os moradores para saber as suas opiniões sobre a transferência da cidade, além de outras questões.

Então, durante dois dias de viagem, todos nós aproveitamos e aprendemos bastante com esta grande história de uma pequena cidade. Agradecemos aos professores, e todos que nos ajudaram a construir mais conhecimento.


 

Comentários

João disse…
Acabo de descobrir o blog de vocês.
Quero dar os parabéns a toda a equipe (sou suspeito, mas.....) pelas reportagens, pela página, que estão super interessantes!
Também achei genial a ideia da estante de livros!!
Abraço a todos e parabéns ao professor também!
João