Pular para o conteúdo principal

Gravidez na Adolescência

por Ana Cristina, 


A adolescência é uma fase, muitas vezes  constrangedora, por causa das descobertas, das discussões, brigas, mudanças de comportamento. É ali que começam os namoros e amizades que seriam levadas pra vida toda. É a fase onde envolve infância e amadurecimento, causando muitas vezes confusão na cabeça do adolescente. Muitas alterações são percebidas, dentro e fora de cada um de nós.

  A gravidez é um período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher, e também envolve várias alterações físicas e psicológicas. Há muitas preocupações de como será o futuro dessa criança que ainda está para nascer, são pensamentos, preocupações e alterações muito importantes nesse período que a mulher está passando.

  Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, causam muita discussão para todos os familiares do adolescente,mas também principalmente para o adolescente que está passando por esta fase nova de sua vida, onde ocorrem muitas crises e conflitos. O que  acontece com os jovens é que ­­­eles ainda não estão preparados para enfrentar esse tipo de situação, emocionalmente e financeiramente, para assumir tamanha responsabilidade.
   
  Muitos adolescentes começam se relacionando muito cedo e por terem medo, vergonha de conversarem com seus pais, familiares e até amigos, acabam engravidando. Felizmente há jovens que sabem muito bem o que estão fazendo e se previnem com os métodos contraceptivos. 

  Tudo isso acontece devido a queda dos comportamentos conservadores, onde os jovens tem hábitos de "ficar" e de terem relações sexuais em encontros eventuais e também a não utilização de métodos contraceptivos, embora nos postos de saúde públicos haja distribuição gratuitas de camisinhas. 

Muitos deles por tentativas de esconder dos pais a vida sexual ativa, acabam, por falta de apoio, conversa com familiares e amigos a respeito do assunto,  a cada dia, contribuindo para que a atividade sexual infantil e juvenil cresça e haja um aumento cada vez maior de gravidez na adolescência. A gravidez precoce pode estar também relacionada ­­­com a estrutura familiar, formação psicológica e baixa autoestima. Nesses casos, o apoio da família é muito importante. A família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para  o adolescente envolvido  e a criança se desenvolverem saudavelmente.  

É muito importante que a adolescente faça o pré-natal para que possa compreender ­­­melhor o desenvolvimento do embrião e o ­­que está acontecendo com seu corpo,  prevenir doenças e poder conversar abertamente com um profissional, sanando as dúvidas que atordoam e angustiam essas jovens.

Enfim, procurei tratar de alguns pontos  sobre a gravidez na adolescência, situação muito frequente hoje em dia no mundo. B­eijos e até a próxima.

Créditos:



Comentários