Por Maria Eduarda Vieira
Oi, queridos colegas! Tudo bem? Hoje estou aqui com a iniciativa de falar um pouco mais sobre o tão conhecido e famoso lixo.
Todos os dias produzimos muitos resíduos cujo destino é a lixeira. Devemos ter o cuidado de diminuir essa produção, pois assim estaremos contribuindo para que muitos dejetos não tenham como destino os famosos “lixões”*. Podemos também e não custa nada realizar o reaproveitamento desses materiais através da reciclagem. Dessa forma se pode também ajudar milhares de pessoas a sobreviver com essa atividade econômica.
Aqui em Florianópolis temos como maior coletora de lixo a COMCAP (Companhia de Melhoramentos da Capital), aquela que passa quase todos os dias em frente a sua casa ou apartamento recolhendo todo o lixo produzido por você. Segundo dados dessa empresa, responsável pelos destinos de nosso lixo, diariamente são coletadas 25 toneladas em Florianópolis. Se fizermos as contas, em um mês, a média produzida é 500 toneladas. Pensando numa produção global surge a questão: Será que o planeta Terra vai agüentar? Já parou e pensou nisso?
A separação do lixo também é importante! Ao separar o lixo você está contribuindo para que muitos destes dejetos não sejam jogados em lixões*, auxiliando a preservação do meio ambiente.
* Lixões - áreas onde são depositados resíduos sem qualquer tipo de cuidado. Geralmente são aqueles que não têm nenhuma separação por parte da população e sem nenhum tratamento do solo antes de depositarem esses materiais. Estes lugares são muitas vezes insalubres onde vivem ratos, moscas, pássaros e até mesmo algumas famílias que ganham a vida ao revender materiais reciclados. Além disso, são espaços perigosos onde se têm grande probabilidade de pegar doenças prejudiciais à saúde transmitidas pelo lixo. Estes lugares também são prejudiciais ao meio ambiente, pois esse lixo polui as águas e o solo em função do “Chorume” (líquido que escorre do lixo levando para o lençol freático altamente poluente). |
Pergunte a seus familiares se eles reciclam o lixo?
Caso não os influencie a pratica!
Caso não os influencie a pratica!
Nossa terra está precisando de ajuda! Vamos colaborar!
Fontes:
COMCAP. Disponível em < http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/comcap/ > acessado em 19/06/11.
Disponível em < http://www.not1.com.br/lixo-problema-ambiental-mundial-destinos-do-lixo-solucoes/> acessado em 19/06/11.
Crédito da imagem:
Disponível em < http://www.not1.com.br/lixo-problema-ambiental-mundial-destinos-do-lixo-solucoes/> acessado em 19/06/11.
Comentários
Já faço minha parte separando o lixo orgânico e o reciclável do lixo comum, e sempre que vejo algum papel ou plástico jogado na natureza, o recolho e jogo na lixeira mais próxima.
Apóio a sua preocupação com o meio ambiente. ;D
Beijos, Juliana Neves
Bjs Luiza Estefano
E pra mim, como todos já dizem o Planeta não vai aguentar todo esse lixo.
Felipe Bastos
não pense só em você pense na pessoa que vc ta ajudado a se sustentar.
É isso ai em vezes de estar curtindo as férias estamos "fritando" aqui na net né professor Fernado! kkk
Jhonatan
Beijos, Gabriela Fortes
O mínimo que essas pessoas podiam fazer é jogar lixo no lugar certo.
Muito legal o texto Duda.
Igor Régis